Projeto de Tião Gerhardt e Luís Felipe Sfalcim destaca a brasilidade com um mix de cores e texturas
Blog/O Restaurante Alba, assinado pelos arquitetos Tião Gerhardt e Luís Felipe Sfalcim, do escritório SOMA Arquitetura, combina elementos que despertam o imaginário afetivo do público, com um toque de casa de vó e uma estética que celebra as raízes brasileiras.
Criado para a mostra Decorare Chapecó 2025, o espaço mescla cores intensas, texturas diversas, materiais naturais e objetos com memória, resultando em uma atmosfera alegre, viva e acolhedora.
A marcenaria, protagonista do ambiente, foi executada com diferentes padrões de MDF da Guararapes, como o MDF Salerno, da Linha Madeiras do Mundo, que emoldura o espaço e desperta a sensação de aconchego. Ele conversa com o MDF Caribe, da Linha Dual Syncro, e com os tons suaves do Alecrim e do Nuvem, ambos da Linha Colors, um contraste que reforça a brasilidade e o calor humano propostos no projeto.
A cozinha aberta, com cerâmica verde e granito sem brilho, traz ainda mais autenticidade ao espaço. Já os acabamentos em pedra e madeira no piso criam um contraponto com o uso de cores marcantes e texturas mais intensas nas paredes e mobiliário, revelando o cuidado dos arquitetos em equilibrar o natural com o expressivo.
Para Tião e Luís Felipe, o lar é feito de memórias e sensações. E foi exatamente isso que eles buscaram imprimir no Restaurante Alba: uma experiência sensorial e afetiva, onde cada detalhe convida o visitante a se sentir em casa. Para eles, cores, texturas e materiais que tenham valor emocional ajudam a criar ambientes com mais identidade, conforto e vida, por isso, compartilham uma dica valiosa de personalizar os espaços com elementos que façam sentido para quem irá usufruir.