Quem somos

Somos a Guararapes, uma das maiores indústrias de painéis de MDF e compensados da América Latina. Surgimos com o propósito de fornecer materiais de alta qualidade!

Fazemos isso há mais de 35 anos, sempre entregando excelência em nossos produtos.

Com esse pensamento e propósito, nos tornamos uma das maiores exportadoras de painéis da América Latina.

Hoje, operamos com três unidades fabris, localizadas em Caçador/SC (MDF), Palmas/PR (Compensados), Santa Cecília/SC (Compensados), exportamos painéis para mais de 50 países, com qualidade e certificações internacionais, que nos permitem atender aos mais exigentes mercados. Destacamos também nosso comprometimento com o desenvolvimento responsável e sustentável.

Crescemos porque investimos constantemente em tecnologia, qualificação dos nossos colaboradores e modernização do parque industrial.

Conheça a nossa história

A nossa história se inicia em 1984, quando demos início às nossas atividades. Não sabíamos que nos tornaríamos uma das maiores exportadoras de painéis da América Latina, porém com um time na época enxuto, mas muito apaixonado pelo que fazia, trilhamos um caminho cheio de conquistas. 

Cliquee Arraste
Cliquee Arraste
1984

Início da Fundação da Guararapes. Na época, éramos uma pequena madeireira com apenas 15 funcionários e produção de 150 m³ por mês.

1984
1985-1986

Nessa época recebemos os nossos primeiros grandes investimentos e começamos a produção de compensados em Palmas/PR.

1985-1986
1989

Demos início às nossas primeiras exportações.

1989
1992

Passamos a entender melhor o momento do mundo e de nosso setor, com relação a necessidade de atividades sustentáveis e que caminhassem lado a lado com a natureza. Por isso, em 1992 demos início aos primeiros programas de reflorestamento da Guararapes.

1992
2002

Inauguração das atividades na unidade de compensados Guararapes em Santa Cecília/SC.

2002
2003

Em 2003 conseguimos conquistar importantes certificações internacionais.

2003
2006

Modernização da unidade de compensados em Palmas-PR.

2006
2009

Após 20 anos de experiência no mercado internacional exportando painéis compensados, passamos a atender ao mercado interno, diversificando nossos produtos e inaugurando uma nova fábrica de MDF em Caçador/SC.

2009
2016

Para atender à crescente demanda do nosso setor, inauguramos uma nova linha de produção de MDF, atingindo posição de destaque no mercado, com capacidade de 400.000m³.

2016

Manifesto

A natureza nos ensinou muito, para não dizer, tudo. Aprendemos que existe o tempo certo das coisas. O que começa pequeno, do tamanho de uma semente, pode se tornar do tamanho de uma floresta.

Como uma árvore majestosa, levamos um bom tempo para crescer. E hoje, com mais de 30 anos, damos inúmeros frutos.

 A natureza nos ensinou muito. Inclusive, a cuidar das pessoas que trabalham com a gente. É um cuidado diário de amor e sensibilidade.

A natureza também ensinou que nas condições ideais, tudo e todos têm a capacidade de crescer e se desenvolver.

Por isso, nos tornamos uma das maiores e mais modernas empresas do segmento. A natureza nos ensinou também a resistir. Seja com sol, seca, chuva, com a economia de vento em popa ou com desafios para superar.

Nós sabemos operar em cenários distintos, e por isso, somos referência no Brasil.

Assim como não existe uma planta no mundo que seja igual a outra, a Guararapes é única.

Queremos crescer ainda mais, mas sem nunca esquecer de onde viemos. Investimos em tecnologia e ao mesmo tempo, somos verdadeiramente humanos. Nossa origem florestal nos levou a vários cantos do planeta.

Assim como na natureza, acreditamos que existe um lugar ao sol para todo mundo. E acreditamos também que esse mesmo mundo precisa de bons exemplos de empresas grandes, que pensem grande, mas que nunca deixaram de ter a sensibilidade de olhar para uma simples semente e saber que lá na frente, ela também pode se transformar.

Guararapes. Movidos pela força da natureza.

Onde estamos

Como parte de nosso planejamento estratégico, empregamos um conceito que se reverte em vantagem operacional: a sinergia. Por isso, nossa unidade de MDF foi posicionada ao centro das duas unidades de compensados – Palmas e Santa Cecília. Estas geram no processo de fabricação um “resíduo” chamado cavaco limpo, que é uma importante matéria-prima no processo de fabricação do MDF.

Realizamos uma otimização da matéria-prima, em que as toras grossas são utilizadas na produção de compensados e as toras finas destinam-se à produção de MDF. 

Sede Administrativa

Palmas, PR

Unidade Compensados

Palmas, PR

Unidade Compensados

Santa Cecília, SC

Unidade MDF

Caçador, SC

Escritório Comercial e Marketing

Curitiba, PR

Design Store

Curitiba, PR

Ipojuca, PE - BR
Port Manatee, FL - EUA
Port Arthur, TX - EUA
Port Elizabeth, NJ - EUA
Port Baltimore, MD - EUA

Responsabilidade Ambiental

Para nós, crescimento e inovação só têm valor quando promovem desenvolvimento sustentável, relação com o meio ambiente e responsabilidade social. Todas as nossas unidades trabalham alinhadas no respeito e preservação da natureza.

Assim, desde 1992 temos em nosso processo produtivo o reflorestamento (matéria-prima para a fabricação de nossos produtos).

Realizamos também o tratamento de toda água utilizada em nossos processos produtivos. A água é devolvida ao meio ambiente em condições superiores à captação e em total conformidade com o exigido pelos órgãos de proteção ambiental. Os resíduos da madeira utilizada no processo de fabricação do compensado tornam-se matéria-prima na produção do MDF, o que resulta em qualidade e sustentabilidade no que se refere à economia de custos e respeito ao meio ambiente.

Além disso, possuímos a certificação FSC® – Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal), selo que atesta que a madeira utilizada na fabricação de nossos produtos é proveniente de florestas manejadas de forma ambientalmente adequada, economicamente viável, socialmente benéfica e de outras fontes controladas. 

E o ISO 14001 - International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização), que confirma que somos uma empresa que segue padrões internacionais de qualidade e gestão ambiental. 

Política Ambiental

Considerando que o cuidado com a natureza é uma premissa do desenvolvimento sustentável de nossos negócios, produtos e serviços, estabelecemos os seguintes compromissos:

  • Cumprir com a legislação e outros deveres assumidos em relação ao meio ambiente, em suas atividades, produtos e serviços, incluindo os princípios e critérios da certificação de manejo florestal e de cadeia de custódia;
  • Cumprir os requerimentos das partes interessadas, buscando desenvolver relações de longo prazo;
  • Nosso comitê ambiental irá estabelecer e avaliar objetivos e metas com a finalidade de reduzir nosso impacto ambiental, principalmente no que tange ao consumo de água;
  • Prevenir incidentes e a contaminação ambiental em nossas atividades industriais;
  • Assegurar que todos nossos funcionários e de empresas que nos prestam serviço tenham condições para realizar um trabalho seguro e responsável sempre buscando a melhoria contínua de nosso sistema de gestão ambiental.

Responsabilidade Social

Acreditamos que o futuro é pensar no agora! A nossa responsabilidade social é pautada em diretrizes e estratégias que beneficiam a comunidade local a partir de diversas ações e programas na área de educação, esporte, cultura, desenvolvimento social e econômico. 

O objetivo é garantir a integração e o bem estar, colocar as pessoas em primeiro lugar, e proporcionar um futuro melhor à sociedade e a todas as gerações. Conheça algumas ações de apoio institucional e projetos sociais:

Educação

Recursos são investidos em uma poderosa ferramenta de transformação e sustentação social: a educação. Nós, da Guararapes, possibilitamos aos nossos colaboradores o acesso a bolsas de estudo para cursos técnicos, graduação e pós graduação em variadas instituições da região.

Doações solidárias

No último ano destinamos mais de R$2.300.000 para ações sociais. Destacamos a reforma na ala de laboratório no Hospital Maicé, em Caçador/SC, e a doação de novos móveis para o Hospital Santa Cecília, em Santa Cecília/SC.

Baixar o relatório de responsabilidade social 2020

Apoio às leis de incentivo fiscal

Através da Lei Rouanet direcionamos verba para o desenvolvimento de projetos alinhados às diretrizes de responsabilidade social, e projetos culturais que compreendem apresentações de teatro em hospitais pediátricos, e incentivo a música para a comunidade local.

Apoio ao esporte

Com o intuito de incentivar o esporte na comunidade local, apoiamos a equipe de Futsal Pato Branco, que se destaca pela formação de novos talentos e também o time de Futsal Palmas Esportes, que vem ganhando notoriedade nas competições regionais

Ações de integração

O ‘Dia da Família Guararapes’ é uma ação que tem como objetivo proporcionar a experiência de vivenciar o dia a dia de quem trabalha aqui. Nesse dia, convidamos os familiares de nossos colaboradores para uma imersão na Guararapes. 

Também realizamos o ‘Natal das Crianças’, uma festa que promove a integração dos filhos dos colaboradores. A edição de 2019 contou com a participação de quase 2.000 crianças e inúmeros colaboradores que se voluntariaram na organização e nas atividades com os pequenos. Em 2020, devido à pandemia do Coronavírus, esta ação precisou ser adaptada e, por isso, distribuímos mais de 1000 caixas de Natal, repletas de atividades e brincadeiras para integrar pais e filhos.