InícioConteúdosBlogEspessuras de MDF: quando usar cada uma?
Voltar para todos os posts

Espessuras de MDF: quando usar cada uma?

Confira dicas importantes sobre as espessuras de MDF para levar em conta antes de começar um projeto.

Blog/

Você já sabe que existem diversas espessuras de MDF, mas sabe como e quando usar cada uma? É muito importante entender as características de cada projeto para escolher a melhor opção, evitando erros, retrabalho e gastos desnecessários. 

Para te ajudar, reunimos algumas dicas importantes sobre as diferentes espessuras de MDF para você levar em conta antes de começar seu projeto.

Confira:

Antes de tudo, existem algumas perguntas que o marceneiro precisa fazer ao cliente antes de definir a espessura da chapa.  Além disso, também faça o checklist dos seguintes itens:

  • Local de instalação;
  • Movimentação, como, por exemplo, armários de cozinha, que são abertos de maneira diária e constante;
  • Peso que irá sustentar.

O tipo de apoio sobre qual o móvel ficará também é muito importante para equilibrar a força recebida pelo MDF. 

Conheça as espessuras de MDF 

6 a 9 mm

Geralmente são utilizados para fundo de móveis, onde há contato direto com a parede, ou na parte inferior, apenas para finalização. Mas engana-se quem pensa que para por aí: essas espessuras de MDF também podem ser usadas em portas de correr ou abrir, quando encaixilhadas com perfis de alumínio, prateleiras tamburato, tamponamentos de módulos e estrutura de gavetas menores.

O MDF de 6 a 9 mm também é muito utilizado como engrossamento para alcançar medidas de espessura que o mercado não dispõe, sendo combinados com outras chapas. 

MDF 6 a 9 mm Guararapes

Projeto de Geruza Kaseker - Prateleira tamburato na Casa Guararapes Curitiba | Fotografia: Fávaro Jr. | MDFs Tela e Freijó.

12 a 15 mm

Essas espessuras de MDF, especialmente de 15mm, são amplamente utilizadas na produção da estrutura ou caixaria de cozinhas, armários pequenos  e laterais de  cômodas. No caso do MDF 12mm, é utilizado também na estrutura interna de gavetas, em conjunto com os MDFs de 6 e 9mm. Além disso , com uma boa avaliação técnica, também é possível utilizar as chapas para cabeceiras fixadas diretamente na parede ou painéis de revestimentos.

Outra utilização para o MDF 15mm é a produção de portas com frentes em vidro ou espelho, já que oferecem uma boa base para dobradiças,e  ao mesmo tempo pesam menos  que  o MDF de 18mm. Prateleiras menores também podem ser feitas com chapas de 15 mm. 

MDF 12 a 15 mm Guararapes

Projeto: Menfi Arquitetos | Fotografia: Vanilla Fotografia | MDFs Carvalho Natural, Alecrim e Areia

18 mm

As chapas de 18 mm são  bastante utilizadas para a parte frontal dos móveis, como portas e gavetas, já que, com a espessura mais grossa, o móvel ganha um ar mais robusto e apresenta  mais resistência e durabilidade. Alguns tipos de produto, como armários e gaveteiros de tamanho médio, podem ser fabricados inteiramente com MDF 18mm, pois este oferece boa estrutura, servindo também para a produção da caixaria destes móveis.

O MDF de 18mm também pode ser utilizado para a produção de nichos e prateleiras menores,  tampos de escrivaninhas ou móveis de cabeceiras.

MDF 18 mm Guararapes

Projeto: ArqHouse | Fotografia: Letícia Galvão | MDfs Fontana, Areia e Carvalho Natural

25 mm

Garantia de estabilidade, as chapas de MDF com espessura de 25mm podem ser utilizadas para prateleiras de guarda-roupas, tampo de mesas, portas mais pesadas, além de laterais e colunas de geladeiras. Dependendo do comprimento de alguns tipos de mesas e bancadas, o MDF 25mm pode ser usado também na estrutura como pés em tipo painel, criando linhas marcantes e trazendo imponência para o móvel.

MDF 25 mm Guararapes

Projeto: Patzlaff Arquitetura e Engenharia | Fotografia: Jackson Bruno Maruyama | MDF Areia, da Guararapes. 

Conheça todos os nossos padrões de MDF disponíveis clicando aqui!