Conheça quatro ambientes intimistas e conceituais que se destacam na mostra catarinense
Blog/![]()
Chegamos a Florianópolis para encerrar o seu calendário de participações na CASACOR 2025, depois de marcar presença nas mostras da Bahia, de Brasília, de Minas Gerais e de Ribeirão Preto. Apresentamos a tecnologia e o design inovador de nossos MDFs em quatro ambientes: Colheita de Presença, Prenda Minha, Casa Retrato e Semente Viva Gastrobar.
“A mostra de Florianópolis conclui com sucesso a participação da Guararapes nas diferentes praças da CASACOR que apoiamos em 2025. Em cada uma delas, os profissionais parceiros apresentaram soluções criativas, funcionais e ousadas, destacando nossos lançamentos do ano e também padrões já tradicionais do portfólio”, comenta Geruza Kaseker Gorges, coordenadora de Produto e Especificação da Guararapes.
O processo de produção do vinho inspirou o desenvolvimento do projeto Colheita de Presença, assinado por Nicole Oliveira Arquitetura e Interiores. Com 70 m², o espaço contempla hall, cozinha, estar, suíte e sala de banho. Segundo a arquiteta Nicole Oliveira, especialista em Design de Interiores, o local convida os visitantes a “viver cada ciclo do amadurecimento: proteger, planejar, celebrar, amadurecer e renovar”.

O projeto apresenta linhas limpas e integração dos ambientes, aliado ao uso de materiais naturais, como madeira, pedras e vegetação. “A madeira é a base do projeto devido ao aconchego e ao vínculo com a natureza que ela proporciona. Um dos nossos grandes destaques é o teto curvo no MDF Nogueira Rubi, lançamento 2025 na Linha Madeiras do Mundo, que remete ao interior das barricas de vinho. Além dele, temos uma divisória curva em muxarabi, que permite a passagem da luz e ventilação naturais, além da permeabilidade visual entre os ambientes”, conta Nicole.

Complementando a paleta de base marrom-avermelhada, há tons de verde, de marsala — como o do MDF Ametista, novidade da Linha Áris — , e de amadeirados claros — como o do MDF Fresno Madeira, da nova Linha Madeiras do Mundo - Syncro Ash.
Com 49 m², o ambiente Prenda Minha apresenta cozinha e sala em estilo farmhouse. Pensado para uma mulher empreendedora e seu cavalo, o ambiente da arquiteta Sabrina Barros reflete uma história de independência e afeto, na qual o animal de montaria torna-se parceiro de jornada e símbolo de liberdade.

Tendo as cores como protagonistas, o espaço se desenvolve a partir do MDF Azul Marinho, lançamento da Linha Áris, pela sua presença acolhedora e, ao mesmo tempo, imponente. A cozinha foi executada neste padrão e possui revestimento interno no MDF Ametista, que também está presente no aparador que acomoda a sela do cavalo. Ambos os padrões são lançamentos da Linha Áris, com cores marcantes e exclusiva tecnologia antirriscos.

Já os lambris foram feitos com o MDF Araucária, da Linha Madeiras do Brasil. A arquiteta optou pelo uso da madeira por seu poder de criar sensações e resgatar memórias. As cores e texturas do material se misturam às estampas xadrez, como a do papel de parede (desenhado exclusivamente para o espaço) em tons de rosa e caramelo, e listradas, que remetem à vida no campo e trazem personalidade ao ambiente.
O projeto explora a memória e a identidade visual a partir da união de soluções inusitadas e de clássicos do design autoral, com linguagem contemporânea. Com 94 m², o ambiente assinado pelo Studio Gabriel Bordin apresenta um living com layout aberto e circulação livre.
Na cozinha, o balcão em inox traz toque industrial ao espaço — e este acabamento também aparece no banheiro, em versão escovada. O volume central, revestido em ladrilho hidráulico branco, abriga o dormitório.

Junto do off-white que recobre o papel jornal das paredes com lambe-lambe, compõem a paleta tons de branco, ocre, verde, preto e cinza. O MDF Nogueira Âmbar, lançamento da Linha Madeiras do Mundo, se destaca por aquecer as composições, trazendo um ar familiar e atemporal ao espaço. “Este padrão tem uma tonalidade que cria uma boa base para o ambiente, permitindo transitar entre estilos, materiais e outros tons sem pesar no resultado final”, avalia o arquiteto.

A iluminação do ambiente se dá de maneira indireta, pela presença de luminárias e do rodapé. A exceção fica por conta da cozinha, onde o pendente pontua a área destinada ao jantar.
O Semente Viva Gastrobar equilibra conforto e elegância a partir do contraste entre o claro e o escuro, as cores e as texturas. Com 156 m², o espaço funcional apresenta atmosfera convidativa, fazendo com que os visitantes da mostra desfrutem a experiência da arquitetura somada à gastronomia da hamburgueria Divinna Mesa.
O espaço valoriza a integração entre os ambientes interno e externo por meio de aberturas nas paredes e no teto que favorecem a entrada da iluminação natural. A biofilia também está presente, com plantas e os materiais naturais que decoram e dão charme ao espaço.

No espaço, os profissionais trabalharam com os MDFs amadeirados Fresno Coimbra e Fresno Aveiro, da nova Linha Madeiras do Mundo - Syncro Ash, e os marmorizados Petra e Marmo, da Linha Magma.

“As pedras que revestem as paredes e o balcão e a madeira da marcenaria, aplicada com diferentes padrões também nas paredes, nichos e teto, contribuem para reforçar essa conexão com a natureza e promover a sensação de bem-estar que o ambiente proporciona”, comenta o arquiteto Tiago Bortolança, à frente do projeto com Pryscila Soares Bortolança.

Membros SOMOS Guararapes garantem o ingresso com 30% de desconto clicando aqui. Se você ainda não faz parte de nossa comunidade para especificadores, inscreva-se e aproveite os benefícios!