Se você tem um novo projeto em mente, e pets estão nos planos, confira algumas dicas de arquitetura e design para criar um ambiente único.
Blog/Espaços pet friendly, tanto em empreendimentos residenciais quanto em áreas comerciais, estão consolidados. Mais do que uma tendência, há um fenômeno crescente de ambientes com arquitetura especial, que funcionam bem tanto para humanos quanto para diferentes animais de estimação. E o melhor, com interiores esteticamente agradáveis para ambos.
Então, se você tem um novo projeto em mente, e pets estão nos planos, confira algumas dicas de arquitetura e design para ajudar a manter a casa organizada, favorecer o bem-estar de todos e, ainda, criar um ambiente único.
Espaços para gatos apresentam aplicações mais interessantes do ponto de vista arquitetônico, dada a possibilidade de explorar passarelas sobre o mobiliário, paredes verticais, nichos e até buracos secretos para se esconder. Ou seja, é possível ir além dos arranhadores. A ideia, claro, é garantir espaços de diversão e que os felinos mantenham sua vivacidade ao explorar todo o espaço.
Clique aqui e conheça os detalhes da Casa Múltipla
Assim como os brinquedos infantis, os acessórios para animais de estimação costumam “ganhar” toda a casa. Então, por que não ter um local dedicado para acomodar todos os utensílios? Além de cestos que podem se integrar ao restante da decoração, é possível considerar armários ou gavetas específicos para coleiras, tapetes higiênicos, roupas, frisbees, bolas, entre outros artigos.
Muitos donos de animais costumam ter dúvidas sobre onde colocar a cama de um cachorro ou gato. Almofadas soltas no chão podem atrapalhar e oferecem risco de tropeçar. Sendo assim, camas embutidas podem trazer comodidade e conforto para todos.
São inúmeras as possibilidades de design que podem ser criadas com o mobiliário sob medida.
Conheça todos os finalistas e os ganhadores do Concurso Espaços do Futuro clicando aqui!
Preste atenção aos cabos e artigos decorativos em estantes, já que o controle de danos faz parte de quem deseja uma casa com animais de estimação. Priorize painéis e rodapés que possam esconder a fiação.
Outro ponto diz respeito à escolha de plantas para decorar interiores, sendo importante consultar profissionais especializados para evitar espécies tóxicas e que possam comprometer a saúde dos animais.
O material utilizado no mobiliário também requer mais análise. Os MDFs da Linha Áris da Guararapes são multirresistentes: além da proteção contra radiação UV e calor, a tecnologia aplicada durante a fabricação das placas também protege o material contra microrriscos e arranhões.
E se você tem dúvidas da abrangência do mercado pet entre os brasileiros, especialmente após a pandemia, fique atento: com 149,6 milhões de animais de estimação, segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil é o terceiro país em número de animais domésticos. Considerando alimentos, acessórios e medicamentos, esse setor apresenta um faturamento superior a R$ 36 bilhões.