InícioConteúdosAprenda MaisRegime tributário para marcenaria: como escolher o melhor para a sua?
Voltar para todos os posts

Regime tributário para marcenaria: como escolher o melhor para a sua?

Na hora de abrir ou regularizar a sua marcenaria como empresa, é preciso se atentar aos detalhes da esfera jurídica.

Aprenda Mais/

Hoje, no Brasil, temos mais de 19 milhões de empresas. E para você que sonha em empreender criando sua marcenaria, pode começar do jeito certo, escolhendo o melhor tipo de empresa e regime tributário para marcenaria. Sim, isso é possível. Claro que você precisará do auxílio de um profissional contábil, mas podemos explicar para você como as coisas funcionam.

Começar escolhendo o tipo da sua empresa é o passo mais importante. E você pode realizar essa escolha com base nos seus objetivos:

  • Se você deseja, ou não, ter um sócio;
  • O porte da sua marcenaria, tanto em faturamento por ano quanto na quantidade máxima de funcionários permitida;
  • Se você deseja, ou não, separar e proteger o patrimônio pessoal do patrimônio da sua marcenaria;
  • E as opções de regimes tributários permitidas para cada natureza jurídica.

Junto com essa etapa, você precisa definir as atividades que sua empresa vai exercer escolhendo os CNAEs. O CNAE é uma classificação oficial utilizada tanto pelo IBGE quanto pelos municípios, estados e União para vários assuntos, inclusive para o pagamento de impostos e quais atividades a sua empresa pode e não pode realizar.

O CNAE para marcenaria mais utilizado é o de fabricação de móveis com predominância em madeira. Mas você pode ter vários CNAEs secundários, como por exemplo, o de serviços de montagem de móveis de qualquer material e o de reparação de artigos do mobiliário. 

Já a maneira que você pagará os impostos será definida pelo regime tributário:

  • Simples Nacional - é uma ótima opção para você que está começando sua marcenaria, pois  simplifica muito o processo. No entanto, você precisa estar atento às várias faixas de tributação que vão acompanhar a evolução da atividade. Pode chegar um momento em que não compense mais sua marcenaria estar enquadrada neste regime.
  • Lucro Presumido - tem uma limitação anual de 4,8 milhões de reais de faturamento.
  • Lucro Real - não existe limitação de faturamento, mas necessita do auxílio de um profissional contábil para obter os descontos necessários que esse regime oferece.

Para explicar melhor todos os detalhes sobre o regime tributário para marcenaria e CNAE para marcenaria, convidamos a Dra. Mariana Seccato, da Crowe Consult.

Confira o Episódio 31 da Websérie Marcenaria Guararapes!