Além dos tradicionais crédito e débito, existem diversas outras maneiras de pagar por um produto ou serviço e, quanto mais opções, maior a chance de vender.
Aprenda Mais/O mercado está sempre inovando e, com isso, novas formas de pagamento surgem para facilitar tanto a vida de quem compra, quanto de quem vende.
Pensando nessas facilidades, quais meios de pagamento você oferece aos seus clientes atualmente? Se você já perdeu vendas por conta disso, saiba que é importante oferecer opções de pagamento que atendam os mais diversos tipos de consumidores, mas que não deixem de suprir as necessidades da sua marcenaria.
Antes de tudo, é preciso identificar o perfil da sua clientela quando o assunto é pagamento.
Sua clientela é mais tradicional ou conectada aos novos meios digitais?
Com essas respostas em mãos, é hora de avaliar quais as melhores opções de pagamento que existem no mercado, levando em conta vários fatores, como:
A partir dessa análise, será possível tomar decisões com muito mais segurança.
Este é o meio de pagamento preferido dos brasileiros, principalmente nas compras de grandes valores. Uma das vantagens é que ele protege a sua marcenaria contra a inadimplência, já que o banco é responsável pela dívida, e ainda permite que você antecipe os recebíveis.
No entanto, fique atento ao custo, taxas e juros de acordo com a modalidade da compra, e características de cada uma das maquininhas para que você possa contemplá-las no seu preço.
Essa modalidade é ideal para clientes que não possuem o limite necessário no cartão de crédito para o valor total do projeto de móveis planejados. Neste caso, você só precisa garantir que cada parcela fique abaixo do limite total.
Este meio é muito bom para aqueles clientes que já estão adaptados aos aplicativos. Empresas como PayPal, PagSeguro, Mercado Pago, entre outras, contam com alta segurança contra fraudes e agilidade de pagamento, apesar de cobrarem taxas de transações.
Ele funciona como os antigos carnês de loja: o cliente recebe o boleto por e-mail, ou por SMS, e utiliza a linha de crédito, o que garante que você vai receber o dinheiro mesmo em caso de calote.
Funciona como o financiamento imobiliário, mas, nesse caso, é voltado para a construção, o que inclui móveis planejados. Diversos bancos oferecem este tipo de crédito com taxas entre 2,5 a 3,70% por mês, o que abre a possibilidade de realizar projetos ainda maiores.
Agora que você já conhece os principais meios de pagamento para as marcenarias, só precisa encontrar aquelas que atendem tanto às necessidades do seu cliente quanto às suas. E lembre-se: quanto mais opções você oferecer aos seus clientes, maiores serão as chances de vender.