Aprenda a utilizar o funil de vendas para otimizar a conversão de contatos em contratos na sua marcenaria.
Aprenda Mais/O funil de vendas não funciona apenas na teoria. Esse conceito já existe há mais de 120 anos e já ajudou muitas empresas a crescerem no seu respectivo segmento de mercado. No mundo da marcenaria não é diferente.
Para você que trabalha com a venda de móveis sob medida, dividir o processo de vendas em etapas pode facilitar muito o crescimento do seu negócio. É isso o que faz o funil de vendas, sabia? E para deixar mais prático, apresentamos este material.
Conversamos com muitos marceneiros antes de elaborar este modelo de funil de vendas para a marcenaria. Claro que você poderá adaptar as etapas para seu estilo de trabalho, seus objetivos e seu nicho de mercado.
Se quiser baixar o formulário que preparamos clique aqui, assim ficará mais fácil para você acompanhar enquanto lê.
Nesta etapa, você realizará o primeiro contato e avaliará de onde veio esse cliente: indicação de outro cliente, redes sociais, showroom, website, etc. De acordo com seus canais de comunicação. Feito isso, você agendará uma data para a reunião de briefing, ou fazer uma visita técnica, até por videochamada.
Nesta etapa, você realizará a reunião de briefing, que é aquele momento no qual você vai levantar todas as necessidades do cliente, entender as expectativas, potencial de compra, gostos, estilos e etc. Você pode baixar nossa planilha de briefing aqui.
Nesta etapa, é o momento de desenvolver um bom projeto 3D para precificar o projeto (utilize nossa Calculadora do Marceneiro), apresentar e defender o projeto reforçando os benefícios, etc. Tudo que você coletou no briefing, você precisa colocar nessa etapa de apresentação do projeto.
Aqui você precisa solicitar as informações do cliente para colocar no contrato. É muito importante que você acompanhe de perto essa etapa até que o contrato venha efetivamente assinado, evitando assim algumas dores de cabeça depois. Esse acompanhamento gerará mais confiança e segurança para você e seu cliente.
Nesta parte, você realizará e acompanhará a montagem do projeto. Você pode tirar fotos do ambiente montado, ou solicitar que seu cliente o faça, orientando a melhor maneira de realizar as fotos com qualidade. Após tudo pronto, também faz parte você solicitar para que o cliente envie um depoimento por texto ou por vídeo dando um feedback do seu trabalho.
Aqui o grande objetivo é o de ser reconhecido pelo cliente, que ele te conheça mais a fundo. É o primeiro contato.
Aqui ele já te conhece e você começa a fase em que prova a sua capacidade de desenvolver o projeto que ele tanto deseja.
Aqui é a etapa importante do pós-venda, muito esquecida por várias empresas por aí, não deixa de fazer parte do processo de venda, pois ao realizar a montagem do projeto, o cliente satisfeito indicará seu trabalho ao círculo de amigos e familiares.
Após realizar todas as etapas do funil de vendas, você também pode trabalhar com a gestão de carteira, que nada mais é que se lembrar de ligar aos clientes após alguns meses do projeto entregue e assegurar que ele ainda está satisfeito com o serviço contratado.
Com o funil de vendas, você consegue avaliar se precisa trazer mais clientes para a empresa, quantos clientes precisa trazer, como está a conversão dos projetos, etc. Assim você tem um termômetro das etapas que precisa melhorar e das que estão funcionando muito bem. Caso alguma delas esteja com um desempenho ruim, existe a oportunidade de criar novas estratégias para melhorar aquela etapa em específico.
É todo um processo. Se há algo ruim em alguma parte do processo, ele vai afetar todo o restante. Por isso, implementar o funil de vendas na sua marcenaria vai te auxiliar a entender quantos orçamentos você tem precisado fazer para fechar um projeto, quantos contatos você tem precisado fazer para gerar um novo orçamento, etc.
Quer entender o funil de vendas com muito mais detalhes? Assista ao vídeo que preparamos para você.
Agora que você já sabe os princípios de um funil de vendas para a marcenaria, apresentamos um filme sobre quais softwares podem te ajudar a otimizar a prospecção de clientes e aumentar as vendas da sua marcenaria. Confira!
Esperamos que tenha gostado, aqui em nosso blog você encontrará mais conteúdos sobre gestão de marcenaria.