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Desvendando o Funil de Vendas para Marcenarias: transforme contatos em projetos

Aprenda a utilizar o funil de vendas para otimizar a conversão de contatos em contratos na sua marcenaria.

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Como funciona o funil de vendas para a Marcenaria?

O funil de vendas não funciona apenas na teoria. Esse conceito já existe há mais de 120 anos e já ajudou muitas empresas a crescerem no seu respectivo segmento de mercado. No mundo da marcenaria não é diferente.

Para você que trabalha com a venda de móveis sob medida, dividir o processo de vendas em etapas pode facilitar muito o crescimento do seu negócio. É isso o que faz o funil de vendas, sabia? E para deixar mais prático, apresentamos este material.

Conversamos com muitos marceneiros antes de elaborar este modelo de funil de vendas para a marcenaria. Claro que você poderá adaptar as etapas para seu estilo de trabalho, seus objetivos e seu nicho de mercado.

Se quiser baixar o formulário que preparamos clique aqui, assim ficará mais fácil para você acompanhar enquanto lê.

Entendendo as etapas do funil de vendas que têm relação à fase e aos objetivos:

Etapa 1: Interesse despertado

Nesta etapa, você realizará o primeiro contato e avaliará de onde veio esse cliente: indicação de outro cliente, redes sociais, showroom, website, etc. De acordo com seus canais de comunicação. Feito isso, você agendará uma data para a reunião de briefing, ou fazer uma visita técnica, até por videochamada.

Etapa 2: Briefing realizado

Nesta etapa, você realizará a reunião de briefing, que é aquele momento no qual você vai levantar todas as necessidades do cliente, entender as expectativas, potencial de compra, gostos, estilos e etc. Você pode baixar nossa planilha de briefing aqui.

Etapa 3: Projeto validado

Nesta etapa, é o momento de desenvolver um bom projeto 3D para precificar o projeto (utilize nossa Calculadora do Marceneiro), apresentar e defender o projeto reforçando os benefícios, etc. Tudo que você coletou no briefing, você precisa colocar nessa etapa de apresentação do projeto.

Etapa 4: Contrato assinado

Aqui você precisa solicitar as informações do cliente para colocar no contrato. É muito importante que você acompanhe de perto essa etapa até que o contrato venha efetivamente assinado, evitando assim algumas dores de cabeça depois. Esse acompanhamento gerará mais confiança e segurança para você e seu cliente.

Etapa 5: Montagem realizada

Nesta parte, você realizará e acompanhará a montagem do projeto. Você pode tirar fotos do ambiente montado, ou solicitar que seu cliente o faça, orientando a melhor maneira de realizar as fotos com qualidade. Após tudo pronto, também faz parte você solicitar para que o cliente envie um depoimento por texto ou por vídeo dando um feedback do seu trabalho.

Etapas do funil de vendas que têm relação ao relacionamento com o cliente:

Etapa 1: Ser reconhecido

Aqui o grande objetivo é o de ser reconhecido pelo cliente, que ele te conheça mais a fundo. É o primeiro contato.

Etapa 2: Ser escolhido

Aqui ele já te conhece e você começa a fase em que prova a sua capacidade de desenvolver o projeto que ele tanto deseja.

Etapa 3: Ser indicado

Aqui é a etapa importante do pós-venda, muito esquecida por várias empresas por aí, não deixa de fazer parte do processo de venda, pois ao realizar a montagem do projeto, o cliente satisfeito indicará seu trabalho ao círculo de amigos e familiares.

Após realizar todas as etapas do funil de vendas, você também pode trabalhar com a gestão de carteira, que nada mais é que se lembrar de ligar aos clientes após alguns meses do projeto entregue e assegurar que ele ainda está satisfeito com o serviço contratado.

Com o funil de vendas, você consegue avaliar se precisa trazer mais clientes para a empresa, quantos clientes precisa trazer, como está a conversão dos projetos, etc. Assim você tem um termômetro das etapas que precisa melhorar e das que estão funcionando muito bem. Caso alguma delas esteja com um desempenho ruim, existe a oportunidade de criar novas estratégias para melhorar aquela etapa em específico. 

É todo um processo. Se há algo ruim em alguma parte do processo, ele vai afetar todo o restante. Por isso, implementar o funil de vendas na sua marcenaria vai te auxiliar a entender quantos orçamentos você tem precisado fazer para fechar um projeto, quantos contatos você tem precisado fazer para gerar um novo orçamento, etc.

Quer entender o funil de vendas com muito mais detalhes? Assista ao vídeo que preparamos para você.

Agora que você já sabe os princípios de um funil de vendas para a marcenaria, apresentamos um filme sobre quais softwares podem te ajudar a otimizar a prospecção de clientes e aumentar as vendas da sua marcenaria. Confira!

Esperamos que tenha gostado, aqui em nosso blog você encontrará mais conteúdos sobre gestão de marcenaria.