InícioConteúdosAprenda MaisDicas para aplicar fita de borda em frente de gaveta
Voltar para todos os posts

Dicas para aplicar fita de borda em frente de gaveta

A fita de borda é um material plástico que tem cor e desenho idênticos ao do MDF.

Aprenda Mais/

Ao comprar uma chapa de MDF para fazer um móvel ou usar como revestimento, ele vem sem acabamento nas bordas. E para não deixar a parte cru visível, a finalização pode ser feita com a fita de borda, um material plástico desenvolvido por indústrias específicas, que tem cor e desenho idênticos ao do MDF.

Existem duas formas de colar a fita de borda:

  1. Com uma fita dupla-face especial para a marcenaria
  2. Com cola de contato

As duas técnicas apresentam vantagens para diferentes situações. Confira:

Fita dupla-face

Essa é a maneira mais fácil, rápida e prática de finalizar seus móveis. Um lado da fita é colado no verso da fita de borda e, então, colado no MDF com o lado da padrão para fora. Mas atenção: essa não é a fita-dupla face de papelaria, e sim, um produto específico para finalização no MDF.

Aplicação de fita de borda com fita dupla-face

Websérie Marcenaria Guararapes - Episódio 34

Nas beiradas, o ideal é cortar a fita e emendar, pois ao dobrá-la, a tensão aumenta e a fita pode acabar descolando com o tempo. 

Essa é uma boa opção para quando é necessário finalizar o acabamento dentro de algum local, já que a fita dupla-face não tem o cheiro forte da cola de contato. 

Cola de contato

Como a cola de contato tem o ponto específico de colagem, é necessário prepará-la antes. Depois, a aplicação consiste em dois passos: passar a cola na fita e no MDF. Isso porque, como o próprio nome diz, é uma cola de contato: isso significa que ela só cola em contato com ela mesma.

No MDF, é necessário passar, ao menos, duas camadas de cola, pois como a parte crua é porosa, a primeira demão serve praticamente para selar o material. Sempre confira no rótulo da cola o tempo de secagem, que pode variar. 

Aplicação de fita de borda com cola de contato

Websérie Marcenaria Guararapes - Episódio 34

Como refilar a fita de borda

Independentemente da técnica escolhida para colar a fita de borda, o refile das bordinhas que sobraram pode ser feito com três materiais diferentes: estilete, toquinho de MDF e bedame. 

Refile de fita de borda

Websérie Marcenaria Guararapes - Episódio 34

Na sequência, o acabamento deve ser, preferencialmente, com uma lixa velha ou com uma lima, que precisa estar o mais velha e desgastada possível para não danificar a melamina do MDF, principalmente se ele tiver uma textura fosca. O acabamento serve para retirar os cantinhos que ficam no MDF.

Finalizando a fita de borda

Após finalizar a colocação da fita de borda, é importante limpar o MDF para retirar sujeiras que possam ter grudado e também restos de cola. 

Essa limpeza pode ser feita com querosene, acetona ou álcool 90%. 

Importante: não utilize Thinner. Esse tipo de solvente pode, eventualmente, manchar a superfície do MDF.

Gostou das dicas? Confira mais detalhes no episódio 34 da Websérie Marcenaria Guararapes!