Conheça detalhes do conceito arquitetônico de nosso premiado showroom catarinense
Blog/A Casa Guararapes está localizada dentro da planta fabril da Guararapes em Caçador (SC), na Região Sul do Brasil, e foi idealizada para ser showroom da marca, receber visitas de parceiros e sediar eventos internos e externos.
Ganhadora do Prêmio POPAI Brasil 2024, é referência em sustentabilidade, arquitetura e design de interiores.
O projeto da Casa Guararapes Caçador foi pensado pela UGreen Consultoria, especializada em arquitetura sustentável. A proposta de valorizar a relação com a natureza, aproveitando aspectos naturais da região – como clima, solo, relevo, altitude e incidência solar – levou à criação de uma casa completamente planejada em função do aproveitamento energético e do respeito à natureza.
O município de Caçador, localizado em Santa Catarina, no sul do Brasil, está em uma região de clima subtropical úmido, com temperatura média anual de 16,5 °C e variação térmica de 0,1 °C a 31,2 °C. Majoritariamente, as temperaturas fogem do conforto adaptativo. A umidade relativa do ar é elevada, acima de 60% na maior parte do ano.
O estudo do clima estabeleceu como meta principal o conforto térmico, priorizando ambientes internos frescos no verão e aquecidos no inverno, sem influência das chuvas. Foi necessário otimizar a absorção de calor e a transmissão de energia durante os dias de sol. O projeto considerou a espessura das paredes e a distância do solo para reduzir a perda de calor, pensando no conforto do usuário e na economia de energia ao longo do tempo.
Estruturalmente, a edificação utilizou vigas metálicas com acabamento preto semi-brilho e pilares de concreto armado revestido, proporcionando durabilidade e uma estética moderna. A cobertura foi feita com telhas metálicas EPS, conhecidas por suas propriedades de isolamento térmico.
Análises da dinâmica do vento e da radiação solar foram utilizadas para orientar o direcionamento e a quantidade de aberturas do edifício. Foram consideradas as proporções ideais de janelas por parede, sombreamentos, propriedades dos vidros, entre outros fatores.
Com as fachadas voltadas para pontos estratégicos, a luz e o ar naturais entram pelas janelas durante a maior parte do tempo. A ventilação natural foi maximizada, e o ganho de calor solar foi estrategicamente controlado para minimizar o uso de sistemas artificiais de climatização. O design permitiu que a luz natural iluminasse 92% das áreas de trabalho durante o horário operacional, reduzindo o uso de iluminação artificial e contribuindo para a sustentabilidade do projeto. A orientação das fachadas também torna o ambiente confortável para a visão, sem excesso de luminosidade.
A obra seguiu o conceito de “construção a seco”, que não utiliza água durante sua execução. A responsabilidade hídrica inclui telhado borboleta, com canaleta de coleta de chuva. A água captada é armazenada em um conjunto de lagos do local. Esses repositórios são utilizados posteriormente nas atividades da fábrica, colaborando para o ciclo sustentável da água.
A preocupação em minimizar as interferências na natureza é uma referência que servirá de modelo a outras construções na região. O terreno, classificado como “solo exposto” e “pastagem”, foi escolhido por não impactar a área de floresta original. O paisagismo da Casa conta com maioria de plantas nativas deste ecossistema.
No interior do edifício, há um painel acústico no teto, colaborando para o conforto sonoro em conformidade com a Certificação LEED. Já o design biofílico utiliza MDFs próprios da Guararapes, com Certificação FSC e tecnologia Nanoxclean®, contra vírus, bactérias e fungos.
A edificação combina forma, função e performance. Além de showroom, utilizado para receber clientes, a Casa Guararapes possui ambientes acolhedores e funcionais, com lounge, área de exposição, área gourmet, espaço para palestras, churrasqueira, salas de reunião, adega, cozinha, depósito e banheiros. O uso de plantas, cores naturais, texturas de madeira e pedras, representam a conexão com a natureza.
O resultado do projeto Casa Guararapes foi a criação de um ambiente altamente eficiente do ponto de vista energético, com uma significativa redução no consumo de energia elétrica e uma melhoria no conforto térmico e visual dos usuários.
A abordagem inovadora do projeto, que combinou soluções arquitetônicas modernas com princípios de sustentabilidade, posiciona a Casa Guararapes como um exemplo de edificação ambientalmente consciente e energeticamente eficiente.
As reverberações no mercado incluem o potencial de influenciar futuras construções na região, levando em conta as mesmas práticas de integração com o clima local e otimização de recursos naturais.
A Guararapes encerrou o ano de 2024 com duas grandes premiações, sendo a Casa Guararapes Caçador ganhadora do troféu de ouro do prêmio POPAI Brasil na categoria "Projetos para Design e Arquitetura de Loja" por seu projeto inovador e sustentável. Confira!