InícioConteúdosAprenda MaisCalculadora do Marceneiro: sua precificação de móveis de maneira inteligente
Voltar para todos os posts

Calculadora do Marceneiro: sua precificação de móveis de maneira inteligente

Apresentar um preço competitivo ao seu cliente é apenas a pontinha de todo o seu trabalho que envolve precificação

Aprenda Mais/

Para minimizar a dificuldade dos fechamentos e evitar grandes prejuízos, você precisa realizar a precificação para sua marcenaria de maneira excelente. Apenas dessa maneira você terá sucesso nas vendas dos seus móveis sob medida.

O preço de móveis planejados e o lucro da sua marcenaria estão atrelados ao entendimento que você tem do seu negócio. Por exemplo:

- o conhecimento sobre materiais que utiliza;
- os custos e tempo de entrega dos fornecedores;
- quanto custa manter sua marcenaria;
- quanto tempo você emprega na produção dos móveis;
- o conhecimento do seu mercado;
- saber o que os seus concorrentes estão fazendo;
- o que eles oferecem e a qual preço. 

Entenda que apresentar um preço competitivo ao seu cliente é apenas a pontinha de todo o seu trabalho que envolve precificação. Como assim? Porque o orçamento de móveis planejados para seus clientes envolve o equilíbrio entre oferecer um bom produto, serviço e convencê-los de que vale a pena pagar o seu preço. Essa é a chave do seu sucesso. É a chave para o lucro na sua marcenaria.

Conversando com alguns marceneiros, entendemos que existem pelo menos 5 maneiras de precificação na marcenaria, mas pode ser que você conheça mais algumas. Reunimos aqui as 5 principais que comentaram conosco:

1. Precificação estimada
2. Precificação baseada no custo variável
3. Precificação baseada em custos variáveis e custos fixos
4. Precificação baseada na sensibilidade do mercado
5. Precificação com visão de oportunidade

Cada marceneiro pratica a precificação de acordo com seu nicho, com o seu estilo de trabalho, com o perfil do seu cliente. Não tem um certo ou errado aqui. Você deve seguir o que mais se adequa ao seu estilo de trabalho, entende?

Pensando nisso, criamos a Calculadora do Marceneiro, constituída por 5 tabelas que envolvem todos os custos importantes que devem ser considerados durante o processo de precificação de um novo projeto. 

Como funciona?

Tabela 1: cálculo de matéria-prima por m² - você vai colocar o tamanho de cada uma das peças que fazem parte do projeto do seu cliente.

Tabela 2: quantidade de horas necessárias para o projeto - você vai preencher todas as etapas do processo de vendas até a construção do produto em si.

Tabela 3: custo direto com materiais - você vai colocar todos os custos dos materiais, como fitas de bordas, cantoneiras, parafusos, e etc.

Tabela 4: custo direto com mão de obra - aqui é a quantidade de horas que você colocou na tabela 2 multiplicado pelo valor da sua hora de trabalho. 

Tabela 5: gastos gerais de fabricação (mensal) - todos os gastos mensais com cola, lixa, tinta, verniz, ferramentas de corte e etc devem constar aqui.

Somando todas essas tabelas, você terá o custo total de fabricação do projeto do cliente e fará a precificação de uma maneira inteligente.

Baixe a sua planilha Calculadora do Marceneiro aqui, junto com um ebook que detalha como preenchê-la da melhor forma, tirando todas as suas dúvidas. 

Para entender melhor como funciona a Calculadora do Marceneiro, assista ao vídeo que preparamos e explicamos com mais detalhes sobre a precificação na marcenaria.