O ciclo de vida da uva foi a inspiração visual para o projeto de Nicole Oliveira, que representa o processo de fabricação do vinho
Blog/![]()
Inspirado no envelhecimento do vinho, o espaço Colheita de Presença traduz cada ambiente como um ciclo desse processo. Projetado pela arquiteta Nicole Oliveira para a CASACOR Santa Catarina 2025, o loft integra hall, cozinha, sala de estar e suíte.

Logo na entrada, um pórtico de roseiras acolhe os visitantes e resgata uma tradição antiga: antes da plantação dos parreirais, costumava-se cultivar uma roseira como guardiã. Caso alguma praga surgisse, as rosas seriam as primeiras a serem afetadas, protegendo a produção das uvas.
A escolha dos MDFs reforça esse conceito, com amadeirados marcantes e uma paleta quente, com tonalidades avermelhadas.

O grande destaque da marcenaria foi o MDF Nogueira Rubi, da Linha Madeiras do Mundo, presente nos painéis das paredes, na divisória dos ambientes e no teto curvo, que evoca as barricas de vinho.
“O MDF Nogueira Rubi tem um tom avermelhado com veios escurecidos e combina perfeitamente com outros elementos presentes no espaço, como o tronco de madeira e as pedras”, explica Nicole.

O muxarabi, que lembra as treliças dos parreirais e divide discretamente a sala da área íntima, permite que a luz e o ar circulem pelo ambiente, preservando a privacidade dos usuários.

Na cozinha, o MDF Ametista, lançamento da Linha Áris, traz o tom roxo do vinho, agregando sofisticação ao ambiente. “É uma cor com impacto e elegância”, reforça a arquiteta.

Já no quarto, a proposta é valorizar o amadurecimento. “Assim como o vinho se recolhe em barricas, o quarto representa o nosso acolhimento e purificação”, completa Nicole.
Para isso, a arquiteta apostou na tonalidade clara do MDF Fresno Madeira, da Linha Madeiras do Mundo, criando uma atmosfera aconchegante. Confira no vídeo abaixo!