Da marcenaria colorida aos clássicos amadeirados, os MDFs lançados em 2025 brilharam nos projetos da mostra paulista
Blog/![]()
Estamos apoiando a mostra de Ribeirão Preto da CASACOR 2025, que aberta ao público até 12 de outubro. Diversos MDFs que lançamos em 2025 foram destaque nos ambientes, além de outros padrões já consagrados em nosso portfólio, exaltando a versatilidade, o design e a qualidade dos produtos.
“A participação na mostra de Ribeirão Preto é a penúltima das cinco que a Guararapes terá no calendário 2025 da CASACOR. Assim como nas edições das praças anteriores, nela os profissionais exploram toda a versatilidade dos nossos produtos em projetos que apresentam soluções funcionais, decorativas e alinhadas às tendências e aos anseios contemporâneos, inspirando os visitantes a partir de formas, cores e propostas diferenciadas”, comenta Geruza Kaseker Gorges, coordenadora de Produto e Especificação.
Estamos apoiando cinco dos 33 ambientes da mostra. São eles: Escritório do Enófilo; Podcast Ressonare; Brisa Restaurante; Casa Bem Vivida Electrolux e Lounge Gourmet e Eventos. Confira:
Com 12 m², o ambiente assinado pelo arquiteto Douglas Oliveira é mais do que um ambiente de trabalho: é um refúgio emocional e sensorial que convida à pausa, ao silêncio, ao desacelerar.
Pensado para um homem maduro — empresário, casado, pai de três filhas e avô de duas netas —, que encontrou no mundo dos vinhos uma forma de se reconectar consigo mesmo, o espaço exalta as conquistas e as histórias dele, representadas em cada garrafa que coleciona.

A mescla de materiais nobres, mármore e couro dá o tom sofisticado e introspectivo do ambiente, enquanto a iluminação destaca peças e objetos que resgatam a memória e contam a trajetória do empresário.
O MDF Peroba, da Linha Madeiras do Brasil, reveste toda a extensão da parede do ambiente, aquecendo e contribuindo para a sensação de aconchego do espaço. “Ele também abraça o nicho em mármore Xangó, com tonalidade bordô. Ambos foram escolhidos pelo fato de remeterem ao universo do vinho”, completa Oliveira.

Multifuncional, o Podcast Ressonare é composto de uma sala de 20 m² e um banheiro de 7 m². “A ideia foi trazer um ambiente não convencional de uma casa para dentro dela. Mais do que nunca, as pessoas trabalham com imagens, expressam suas opiniões online, fazem seus próprios programas.

A proposta do ambiente é ser um local no qual a pessoa sinta alegria de estar. Cada canto da sala Ressonare propõe essa finalidade”, explicam os arquitetos Fabio Grile e Andresa Tostes, da Aephi Arquitetura, que assinam o projeto.
O painel paramétrico, inspirado nas obras de Zaha Hadid e executado em MDF, é o elemento de destaque no espaço. Ondulado, ele faz referência às ondas sonoras e funciona como elemento cenográfico, especialmente a partir da composição de cores, decorrente do uso dos MDFs Ametista e Azul Marinho, da Linha Áris, com o amadeirado MDF Fresno Aveiro, da Linha Madeiras do Mundo - Syncro Ash — todos lançamentos da Guararapes. “O uso do MDF foi o start do projeto. O painel fundamenta toda composição de cores e luzes, toda a obra”, reforçam os profissionais.

Um espaço acolhedor e funcional, com estética sofisticada, no qual o uso do MDF e de materiais naturais integra-se ao design afetivo e contemporâneo. Essa é a proposta do Brisa Restaurante, ambiente de 154 m² assinado pelos escritórios Carina Rezende Arquitetura e Interiores e Maísa Andrade Arquitetura e Interiores.
Setorizado em três espaços — salão para atendimento de até 26 pessoas, varanda com capacidade para até 18 pessoas e cozinha —, o ambiente foi pensado para transmitir uma atmosfera feminina, elegante e acolhedora, unindo sofisticação e conexão com a natureza para uma experiência gastronômica sensorial.

A paleta parte de tons terrosos, com predominância de diferentes tons de marrom com fundo rosado, que dialogam harmoniosamente com os materiais nobres, como o mármore verde, o mix de tecidos e a madeira de tonalidade escura.

“O MDF Fresno Coimbra, da Linha Madeiras do Mundo - Syncro Ash, tem papel central como elemento de conforto e sofisticação. Ele foi escolhido pela sustentabilidade, versatilidade e acabamento refinado, que cria uma atmosfera moderna e calorosa, além de possibilitar o detalhamento dos painéis e floreiras existentes no projeto”, comentam as arquitetas.
A Casa Bem Vivida Electrolux foi idealizada para pessoas que valorizam o design funcional, a estética apurada e o conforto no dia a dia, sem abrir mão da sofisticação e do bem-estar. Com 72 m², o projeto assinado por Roberta Alonso Arquitetura e Interiores contempla cinco ambientes integrados: living, cozinha gourmet, lavanderia, suíte e banheiro com jardim, como forma de incentivar o convívio a partir de espaços acolhedores para receber amigos e familiares.
O estilo contemporâneo aparece na paleta composta de tons neutros e naturais (areia, fendi, off-white) e nuances amadeiradas, representadas pelo MDF Nogueira Âmbar, da Linha Madeiras do Mundo, lançamento 2025. Essas escolhas proporcionam a sensação de calma e bem-estar, reforçando o conceito de casa como refúgio.

“Neste sentido, o MDF tem papel central no projeto, pois atua como elemento de aconchego, conexão com a natureza e sofisticação atemporal”, acrescenta a arquiteta Roberta Alonso. Além dele, o padrão verde Erva Mate, da Linha Colors, foi utilizado na cozinha, criando um ponto de destaque e trazendo frescor à composição.

“Escolhi o MDF por sua versatilidade estética, estabilidade dimensional, responsabilidade ambiental e por permitir acabamentos de alta qualidade”, completa a profissional.
Ambiente que recebe os eventos da mostra, o Lounge Gourmet e Eventos apresenta estruturas que parecem flutuar, com elementos que não tocam o teto e que se distanciam das paredes. Assinado por Andrade Arquitetos, o espaço de aproximadamente 113 m³ contempla dois ambientes: a cozinha gourmet funcional (com uma cristaleira decorativa, uma torre quente e uma ilha gourmet) e a área de palestras (com arquibancada e tela de LED).
As linhas curvas e a fluidez entre o interior e o exterior marcam o estilo contemporâneo do projeto, cuja proposta é apresentar um espaço sensorial, funcional e afetivo no qual “a vida acontece”, segundo os arquitetos Gabriela Andrade e Rafael Andrade.

Para isso, eles apostaram no uso do MDF, que aquece o ambiente e convida ao toque. “O padrão amadeirado do MDF Salerno, da Linha Madeiras do Mundo - Dual Syncro, traz textura natural e tonalidade suave, alinhado à proposta de acolhimento e elegância. O MDF Marsala, da Linha Colors, por sua vez, quebra a neutralidade de forma estratégica. Ele é uma escolha ousada e simbólica, que contrasta com a base neutra e traz intensidade emocional ao espaço”, comentam os profissionais.
Combinados aos tons terrosos, arenosos e ao tom de cinza da paleta, do MDF Cinza Perfeito, também da Linha Colors, eles criam uma composição equilibrada entre sofisticação, personalidade e conforto visual.


Membros SOMOS Guararapes garantem o ingresso com 30% de desconto clicando aqui. Se você ainda não faz parte de nossa comunidade para especificadores, inscreva-se e aproveite os benefícios!