Padrões que impactam e transformam seu ambiente.
Áris
Com Áris não tem risco. Só elogios.
RUC
Resistente a umidade e cupim.
MDF Cru
G-Door, Mega MDF, Multi-Ripas e muito mais.
Primeira indústria do setor madeireiro a conquistar a certificação, empresa reafirma seu compromisso com a transparência em ações ambientais, sociais e de governança
Aprenda Mais/A Guararapes Painéis, referência nacional na produção de MDF e compensados, tornou-se a primeira empresa do setor madeireiro a conquistar a chancela do Transparency Program, concedido pela UGREEN, plataforma de educação e consultoria para a sustentabilidade na construção. A iniciativa avalia, orienta e reconhece marcas que comunicam de forma clara e responsável suas ações sustentáveis, evitando o greenwashing e promovendo a transparência como diferencial competitivo.
A entrega da placa para a Guararapes ocorreu durante a 5ª edição do Green Building Day, evento realizado em São Paulo, com a participação de mais de 1.200 profissionais do setor da construção sustentável.
“Ser a primeira empresa brasileira do ramo madeireiro a receber esse reconhecimento reforça a importância da transparência com o mercado e da responsabilidade socioambiental como pilares estratégicos da nossa atuação. A sustentabilidade está no centro das decisões da Guararapes, não como um diferencial, mas como um compromisso com o presente e o futuro”, afirma Larissa Jarillo de Lima, head de ESG da Guararapes.
A Guararapes utiliza madeira 100% de reflorestamento, com sistemas de rastreabilidade. A empresa também adota o reaproveitamento integral de resíduos de madeira: partes das árvores que não são utilizadas no processo produtivo, como galhos e cascas, retornam como biomassa para as caldeiras. “Nada é perdido, nem mesmo nas florestas plantadas. Os resíduos do corte são utilizados como adubo, contribuindo para o enriquecimento do solo. Dessa forma, mantemos um processo produtivo sustentável e circular” ressalta Larissa. Além disso, a empresa opera com o ciclo fechado da água em suas unidades industriais. Em 2024, essas e outras medidas resultaram em uma redução de 42% na geração de efluentes líquidos e contribuíram para que a empresa atingisse 87% das metas ESG estipuladas para o período.
Além dos avanços ambientais, a empresa também tem fortalecido sua atuação em iniciativas sociais e de promoção da diversidade. “Temos buscado ampliar o impacto positivo das nossas ações em todas as frentes. Hoje, mais de 30% dos cargos de liderança na área florestal são ocupados por mulheres, o que reforça nosso compromisso com a diversidade nas operações, e esse número deve continuar crescendo. Também realizamos o monitoramento ativo da fauna e flora nas nossas áreas de preservação permanente e seguimos investindo em inovação atrelada à sustentabilidade e responsabilidade social. Apenas nos últimos cinco anos, destinamos mais de R$ 11 milhões a projetos nas comunidades onde atuamos”, destaca a head de ESG.
Esses e outros resultados estão reunidos no Relatório ESG 2024, lançado recentemente, com metas, indicadores e iniciativas relacionadas à agenda ESG. O documento está disponível em três idiomas: português, inglês e espanhol.