InícioConteúdosBlogPatrimônio revisitado: o passado como ponto de partida para o novo
Voltar para todos os posts

Patrimônio revisitado: o passado como ponto de partida para o novo

Tendência inspira linha de MDFs da Guararapes e ganha espaço nos projetos de interiores

Blog/

Por Sharon Abdalla

Na arquitetura e no design de interiores um movimento tem ganhado força ao propor um olhar renovado sobre o que já foi vivido: o patrimônio revisitado. Mais do que uma tendência estética, trata-se de um convite à reflexão sobre a memória, a identidade cultural e a permanência histórica — valores que dialogam com um tempo no qual se busca o equilíbrio entre a inovação e a autenticidade.

Patrimônio Revisitado

Nos ambientes contemporâneos, essa visita ao passado não se faz por meio da réplica ou da imitação. Ela aparece a partir de uma reinterpretação do que já foi produzido, ganhando novos olhares que destacam o apelo nostálgico ao mesmo tempo em que atualizam esse legado.

Assim, os elementos arquitetônicos, as técnicas artesanais e as matérias-primas nobres são resgatados com o auxílio da tecnologia para a composição de projetos que abrem espaço para a novidade, sem deixar de lado as referências históricas.

Referências europeias fundamentam a tendência

A Europa se destaca como referência da tendência, tendo Portugal como expoente. Dos cenários pitorescos de Aveiro à imponência histórica e arquitetônica da Universidade de Coimbra, um elemento comum se destaca: a madeira, símbolo de durabilidade, beleza e versatilidade. 

Patrimônio Revisitado

Presente há séculos em intrincados trabalhos nos tetos e nos mobiliários das edificações, e até em embarcações, esse material ganha vida nos interiores modernos em tonalidades claras, médias e escuras, contribuindo para a sensação de conforto e sofisticação dos espaços.

Patrimônio Revisitado

Com base nessa leitura, traduzimos a tendência do patrimônio revisitado em quatro novos padrões de MDF: Fresno Açores, Fresno Aveiro, Fresno Coimbra e Fresno Madeira, que juntos compõem a nova Linha Syncro Ash.

Conheça a Linha Syncro Ash

Inspirados na rica herança cultural portuguesa, eles apresentam diferentes nuances da madeira natural, indo dos tons claros aos mais escuros, além de incorporarem o toque inusitado das tonalidades azuladas. 

Patrimônio Revisitado

É o caso do MDF Fresno Açores. Inspirado na imensidão do Oceano Atlântico, ele evoca as conquistas marítimas de Portugal a partir de tons envolventes de azul, que reproduzem o tingimento à mão das lâminas naturais da madeira. O processo destaca os sulcos e nós das chapas, cujos detalhes são evidenciados pela textura sincronizada aos veios em ambas as faces do produto.

Clique e baixe o bloco 3D do MDF Fresno Açores

Patrimônio Revisitado

A sincronização também está presente no MDF Fresno Coimbra, que destaca os veios da madeira europeia com a elegância da tonalidade escura, compondo ambientes com toque clássico.  

Clique e baixe o bloco 3D do MDF Fresno Coimbra

Patrimônio Revisitado

Os tons claros, por sua vez, aparecem no MDF Fresno Madeira, inspirado na beleza natural e na arte portuguesa — o produto também conta com desenho e textura sincronizados e compõe ambientes de diferentes estilos. 

Clique e baixe o bloco 3D do MDF Fresno Madeira

Patrimônio Revisitado

Por fim, o MDF Fresno Aveiro une o calor dos veios da madeira ao uso funcional e estético do material, tendo como referência as casas da Costa Oeste de Portugal. A sincronização da textura com o desenho proporciona efeito tátil e visual muito similar ao da matéria-prima natural, agregando valor e refinamento aos projetos.   

Clique e baixe o bloco 3D do MDF Fresno Aveiro

Com a nova Linha Syncro Ash, apresentamos mais do que padrões de MDF: reforçamos nosso compromisso em antecipar tendências e contribuir para o desenvolvimento de ambientes contemporâneos que unem a funcionalidade, a sofisticação e o aconchego que o calor da madeira proporciona para os espaços.  

cookie banner controller