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Otimize seu briefing de móveis personalizados: Planilha e dicas práticas

Ganhe tempo e eficiência na venda de móveis sob medida

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Investir um bom tempo criando projetos personalizados ou preparando orçamento de móveis planejados para seus possíveis clientes é uma dificuldade que acontece com empresas de outros mercados também, como engenharia, consultoria, tecnologia, etc. O problema nisso está na questão de não conseguir fechar a venda mesmo com todo esse tempo que foi investido.

Podemos considerar que esse tempo que você investe na criação do projeto é um tempo no qual você está trabalhando de graça. Por isso, ter uma ferramenta para que você consiga realizar um briefing certeiro fará com que você direcione o tempo certo para cada atendimento, gastando muito menos tempo na criação e aprovação do projeto. 

Pensando em ajudá-lo, preparamos uma planilha de briefing que contém informações muito importantes para essa etapa inicial do seu projeto de venda de móveis sob medida para seu cliente. Você pode baixá-la aqui.

Mas, vamos explicar como ela está dividida e para que serve cada uma dessas partes.

Parte 1: é uma pré-qualificação do projeto

Nesta parte, você vai focar em perguntas que já vão conseguir direcionar o projeto do cliente. São elas:

- Dados do cliente

- Informações destacadas muito importantes, como:  o cliente já tem um projeto de móveis? Se tem, quem fez: marceneiro, loja de planejados, arquiteto, designer de interiores.

- Possui a planta do imóvel?

- Para quando o cliente precisa? 

- Qual o valor máximo de investimento que o cliente pode fazer?

Parte 2: referências

Nesta parte, você vai entender mais a fundo os desejos e expectativas que o cliente tem referente ao projeto. Para isso, são perguntas como:

- Quais ambientes e itens estão envolvidos no projeto?

- Quem mora ou trabalha no ambiente?

- Gostos e estilos: preferência por cor específica, estilo mais minimalista, urbano, clássico, enfim.

- Possui referências? Fotos, desenhos. 

- Necessidades de espaço ou de uso - alguma necessidade específica, qualquer ponto que fuja do normal.

Parte 3: Medidas

Nesta parte, você vai considerar absolutamente tudo que poderá envolver o projeto do cliente e, para isso, vai precisar preencher com as medidas do ambiente, dos móveis e também dos eletros que vão fazer parte do projeto. Altura, largura e profundidade e observações para você colocar a peça, o eletro ou ambiente, etc.

Entretanto, um outro ponto importante quando se trata de uma venda consultiva, é descobrir em que nível de necessidade o seu cliente se encontra no momento. São 3 níveis diferentes:

- Nível latente: o cliente nem tem ideia ainda ao certo se ele vai fazer o projeto com você.

- Nível de dor: ele precisa fazer os móveis, só que ele ainda não sabe se vai ser numa loja de planejado, se vai ser na tua marcenaria, se vai ser um móvel seriado.

- Nível de detalhe: ele já tem uma visão de solução e sabe detalhes como espessura do MDF, especificação, a marca da dobradiça  e vários outros detalhes técnicos.

Entendendo o nível em que seu cliente está, você conseguirá conduzir adequadamente o processo de venda do projeto a ele. Assim, você poderá antecipar objeções e dedicar o tempo e energia corretos para cada atendimento.

Como dizem: tempo é dinheiro. Comece agora a otimizar o seu tempo com a planilha de briefing da Guararapes. 

Se preferir, assista ao nosso vídeo completo sobre os detalhes do briefing e dos níveis de cada cliente!