Padrões que impactam e transformam seu ambiente.
Áris
Com Áris não tem risco. Só elogios.
RUC
Resistente a umidade e cupim.
MDF Cru
G-Door, Mega MDF, Multi-Ripas e muito mais.
Os MDFs Guararapes e suas diferentes texturas agregam valor aos projetos de interiores
Blog/Chegamos a Belo Horizonte para participar, mais uma vez, da CASACOR Minas Gerais. A mostra reúne cerca de 40 ambientes sob a temática “Semear Sonhos”.
Nos cinco ambientes que contarão com MDFs da Guararapes — Loft Essência, Sala Elos, Cria Café, Encontro e Alento e Maison Deboá —, os visitantes poderão conferir a qualidade e versatilidade dos produtos da marca, utilizados em revestimentos, marcenarias e soluções para diferentes espaços.
“Ao todo, a Guararapes participa de cinco edições da CASACOR em 2025. Além de Minas Gerais, apoiamos profissionais nas mostras da Bahia, de Brasília, de Ribeirão Preto e de Florianópolis. É uma oportunidade dos profissionais explorarem os MDFs na composição dos ambientes e dos visitantes inspirarem-se com as soluções e ambientações desenvolvidas a partir dos nossos produtos”, comenta Geruza Kaseker Gorges, coordenadora de Produto e Especificação da Guararapes.
Conheça detalhes dos ambientes e os profissionais que assinam cada um dos espaços com MDFs da Guararapes na CASACOR Minas Gerais!
Com 40 m², o projeto da Maison Deboá, assinado por Larissa Mendes Arquitetura, convida os visitantes a desacelerar. Sensorial, o espaço aguça a percepção de autocuidado por meio de uma atmosfera acolhedora e envolvente, proporcionada pela iluminação pontual e pela paleta de cores suaves, que remete às essências delicadas e sofisticadas da marca.
Nela, destacam-se os tons de cinza, que dão a base e compõem com o amadeirado do MDF Caribe, da Linha Madeiras do Mundo - Dual Syncro, contribuindo para a sensação de bem-estar, e com a tonalidade acobreada do MDF Bronze, da Linha Magma, trazendo autenticidade e toque refinado para o ambiente.
“A combinação dos padrões de MDF é um dos grandes destaques do projeto. Enquanto o padrão amadeirado oferece aconchego, naturalidade e uma base neutra sofisticada, o MDF Bronze adiciona profundidade, contraste e um toque contemporâneo, sem abrir mão da delicadeza que o espaço pede”, comenta a arquiteta Larissa Mendes.
A opção pelo MDF, segundo a profissional, se deu pela versatilidade do material, pela qualidade no acabamento e pela possibilidade de execução precisa dos detalhes da marcenaria. “Além disso, ele nos permitiu trabalhar com formas orgânicas e soluções sob medida, mantendo a estética refinada do ambiente”, completa.
Composto por um espaço único, o projeto da Maison Deboá foi pensado de maneira integrada. O layout propõe fluidez entre os setores da loja e integra um pequeno estar à área de vendas, tornando a experiência de visitação ainda mais intimista e acolhedora.
Um espaço dedicado aos amantes do café e dos drinks feitos com a bebida. Essa é a proposta do projeto Cria Café, de autoria da MCA Arquitetura. Com 25 m², o ambiente transcende a ideia tradicional de uma cafeteria e propõe um refúgio urbano contemplativo, a partir da fusão do neo art déco com o futurismo sensorial e o retrofuturismo.
Do aroma do café às texturas do espaço, o projeto promove uma experiência sinestésica a partir do uso do veludo como revestimento das paredes e dos estofados, complementado pelas cortinas curvas douradas, pelo vidro canelado retroiluminado do balcão e das mesas e pelo espelho fumê no teto.
A disposição simétrica conduz o olhar ao ponto focal do ambiente: a área de preparo da bebida, na qual os armários em MDF Marsala, da Linha Colors, são o destaque. “O marsala era exatamente a cor que precisávamos para o nosso projeto. O tom de vinho, junto ao dourado e ao cobre, sugere uma elegância retrofuturista, com influência dos clubes de jazz e lounges cinematográficos dos anos 1970, reinterpretados com linguagem atual”, explica a arquiteta e designer de ambientes, Marcela de Câstro Alves.
Também com 25 m², o Banheiro do Café complementa o espaço. Inspirado no Antelope Canyon e com estilo arquitetônico minimalista orgânico-escultórico, na definição da profissional, ele traz revestimento cerâmico e reboco em composição nas paredes, remetendo à ideia de movimento, assim como ocorre na natureza. As portas e o fraldário, por sua vez, foram executados em MDF Capuccino, da Linha Colors, com tonalidade que dialoga com a da área do café.
Idealizado para uma mulher contemporânea, independente e autêntica, o Loft Essência une funcionalidade, estética refinada e conexão emocional em um espaço de 70,7 m². O layout do projeto, assinado pela Graziella Nicolai Arquitetura e Interiores, baseia-se em dois ambientes principais: o living e a suíte, composta por dormitório e área de banho.
Integrado, o living conta com mobiliário disposto de forma a otimizar a circulação e promover a conexão entre os ambientes. O barrado, executado no MDF Tecno, da Linha Metalic, delimita sutilmente o loft, mantendo a unidade visual. Já o dormitório foi desenvolvido com foco na funcionalidade e no aproveitamento dos espaços por meio da marcenaria planejada.
“O MDF Tecno, que percorre todo o ambiente e o interior do armário, foi escolhido por sua trama fina e aspecto tecnológico, que adiciona um toque de modernidade e reforça a linguagem contemporânea do projeto. Já o padrão Níquel, também da Linha Metalic, usado na parte externa do armário, reflete suavemente a luz, criando um efeito sofisticado e elegante”, explica a arquiteta Graziella Nicolai. O tom amadeirado do MDF Baviera, da Linha Madeiras do Mundo - Dual Syncro, aplicado no painel central, entra como elemento de aconchego, adicionando calor e criando um ponto de contraste na paleta de cores neutras, reforçando o toque de personalidade e dinamismo do ambiente.
A atual sede da PUC Lourdes, edifício da década de 1940 que recebe a edição 2025 da CASACOR Minas Gerais, foi a inspiração para o projeto da Sala Elos, assinado por Gislene Lopes Arquitetura e Design de Interiores. Ambiente comum nas residências daquele período, a profissional apresenta uma sala de recepção de visitas de 65 m², que atua como um convite ao encontro, à conversa e à convivência sem pressa.
O MDF aquece, proporciona aconchego e sobriedade ao ambiente, ao mesmo tempo em que transforma superfícies em narrativas, como sugere a arquiteta e designer Gislene Lopes. “Ao escolhê-lo como protagonista, criamos um paralelo entre a arquitetura e o receber: ambos envolvem com sutileza, pedem pausa e valorizam o que realmente importa, o tempo de estar junto”, explica.
Os tons terrosos são predominantes e compõem com os MDFs Fresno Coimbra, lançamento da Guararapes na Linha Madeiras do Mundo - Syncro Ash, que destaca os veios da madeira europeia com tonalidade escura, e Metal Champagne, da Linha Metalic, com brilho dourado acetinado combinado ao toque suave da seda pura.
“Assim como os barris que maturam vinhos e whiskies raros, a madeira tem o poder de imprimir tempo, aroma e memória. Usá-la nesse contexto é evocar o gesto de abrir um bom vinho, de servir um whisky especial, é criar uma atmosfera na qual o tempo desacelera e o encontro se torna o centro de tudo”, conclui a profissional.
Um ambiente social de 65 m² composto por três espaços integrados: living com um generoso sofá em couro e um apoio de bar, sala de jantar com adega e cristaleira e um espaço de lareira. Este é o Encontro e Alento, projeto assinado pela Framo Arquitetura e Interiores.
Sofisticado, o ambiente apresenta estética minimalista, na qual cada linha, material e objeto carrega intenção. Pensado para as pessoas que buscam momentos de pausa, reflexão e reconexão emocional e que valorizam a “poesia do habitar”, o espaço mescla texturas e materiais em uma paleta sóbria, formada por tons de cinza, terracota e amadeirados.
“Neste ambiente, o estilo nasce do desejo de criar mais do que um lugar, mas uma experiência de presença. Encontro e Alento é um abrigo contemporâneo, um gesto de escuta, um local onde estar é, antes de tudo, sentir”, explica o arquiteto Francisco Morais, que assina o espaço com o também arquiteto Ricardo Yanicielli.
As paredes foram revestidas com o MDF Nogueira Rubi, lançamento da Guararapes na Linha Madeiras do Mundo - Dual Syncro, reproduzindo com fidelidade os veios, as tonalidades e as texturas da matéria-prima natural. “A madeira atua como um elemento de ancoragem emocional transmitindo aquela sensação de estar em casa, de estar seguro”, completa Morais.
Membros SOMOS Guararapes garantem o ingresso com 30% de desconto clicando aqui. Se você ainda não faz parte de nossa comunidade para especificadores, inscreva-se e aproveite os benefícios!