Quatro ambientes inspiradores recebem apoio da marca para contar histórias por meio do design
Blog/![]()
Estamos presentes na CASACOR Bahia 2025. Com as portas abertas ao público, o evento apresenta cerca de 40 ambientes, assinados por mais de 50 profissionais do setor, sob o tema “Semear Sonhos”.
Patrocinadora local da amostra, apresentamos toda a versatilidade, a funcionalidade e o design de nossos MDFs em quatro diferentes ambientes: a Cidade da Imaginação, de Mally Requião; o Living Gourmet, de Erla Ribeiro Visco Arquitetura e Gabriela Giannotti Arquitetura; O Ateliê de Tebas, de João Gabriel; e o espaço Casa Madre, de Gabriel Magalhães.
Participaremos de cinco edições da CASACOR 2025: Bahia, Minas Gerais, Ribeirão Preto, Santa Catarina/Florianópolis e Brasília. "Em cada uma delas, os profissionais apresentam nossos painéis de forma inédita e criativa para compor ambientes que priorizam o conforto, a sofisticação e, principalmente, que dialogam com a cultura e os conceitos que fundamentam a proposta de cada espaço”, comenta Geruza Kaseker Gorges, coordenadora de Produto e Especificação da Guararapes.
Conheça os detalhes e os profissionais que assinam cada um dos ambientes.
Com 42,58 m², a Cidade da Imaginação, criada pela arquiteta Mally Requião, é um convite ao lúdico e à criatividade. A brinquedoteca foi concebida como uma verdadeira cidade em escala infantil, com escola, mercado, pet shop, teatro, biblioteca, parque, sorveteria, salão de beleza e restaurante. O ponto de ônibus com banco e o ônibus cenográfico, no qual os pequenos podem simular um grande passeio, são os destaques interativos do ambiente.
No espaço, o uso do MDF da Guararapes viabilizou a execução de formas curvas, seguras para as crianças e alinhadas à estética contemporânea. Os escolhidos foram os MDFs Gali, da Linha Comfort, Noite, da Linha Áris, Terrino, da Linha Flex, e Savana, da Linha Madeiras do Mundo - Dual Syncro. Da Linha Colors, compõem o projeto os padrões Alecrim, Areia, Azul Ardósia, Azul Petróleo, Erva Mate, Marsala, Rosa Milkshake e Tijolo.

“O MDF é a base principal do projeto, pois, com ele, pudemos viabilizar toda a brinquedoteca. A escolha dos padrões teve como base as cores que não são comuns nesses espaços para fugir do óbvio dos tons claros e explorar o mundo de tonalidades que trazem mais autenticidade. Os amadeirados, por sua vez, criam contraste e aquecem o ambiente”, detalha Mally.
A Cidade da Imaginação estimula as habilidades cognitivas, neurológicas e sensoriais das crianças ao mesmo tempo em que traz uma reflexão para os adultos sobre onde eles estão colocando os seus sonhos.

Em colaboração, os escritórios Erla Ribeiro Visco Arquitetura e Gabriela Giannotti Arquitetura assinam o Living Gourmet, espaço de 44 m² que une funcionalidade, sofisticação e integração afetiva.

Inspirado na arte de receber e nos momentos de convivência familiar, o ambiente fluido e acolhedor reúne living e área gourmet para transformar a rotina em celebração e ser um convite ao encontro. Por isso, a escolha das profissionais pelo MDF Pau-Ferro, da Linha Madeiras do Brasil.
“Com sua tonalidade quente e veios marcados, ele é o protagonista desde o mobiliário até os painéis verticais, trazendo unidade visual e aconchego ao espaço”, destacam as arquitetas Erla Ribeiro Visco e Gabriela Giannotti.
O efeito de madeira aplainada e levemente lixada, por sua vez, valoriza a nobreza do material e dialoga com o piso tabuado original do imóvel, que foi preservado por sua beleza atemporal e como um gesto de sustentabilidade e respeito à história do local que recebe a mostra.

Complementares a ele, aparecem o MDF Areia e a iluminação suave e indireta, que valoriza as texturas e proporciona conforto visual. As luminárias pendentes, o vidro refletivo e os detalhes em bronze acrescentam toque contemporâneo ao conjunto.
Inspirado na história do arquiteto negro ex-escravizado Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas, o projeto assinado por João Gabriel propõe uma leitura poética e política sobre representação e memória na arquitetura brasileira.
Com 60 m², O Ateliê de Tebas é estruturado como um ateliê de arquitetura composto por quatro ambientes integrados: sala de convivência, mesa de reuniões, mesa de atendimento e um grande acervo de livros, que funciona como uma biblioteca pessoal e elemento cenográfico.
![]()
“Aqui, Tebas caminha em direção ao futuro, sendo guiado pelos arquitetos negros do presente, como se fossem seus ancestrais. Essa inversão temporal é o que estrutura a narrativa do espaço: passado, presente e futuro colidem para propor outras centralidades na história da arquitetura”, conta João.
A madeira tem papel central no ambiente, funcionando como elemento de sofisticação e de ancoragem estética a partir dos MDFs Baviera, da Linha Madeiras do Mundo - Dual Syncro, e Erva Mate, da Linha Colors, que compõem o grande móvel de biblioteca e a mesa do arquiteto.

“A escolha do MDF se deu pela resistência, sustentabilidade e, principalmente, pela possibilidade de trabalharmos as curvas, um recurso importante para alcançar a volumetria que imaginamos para o espaço”, completa o autor do projeto.
O ateliê conta com curadoria que reúne nomes consagrados, talentos emergentes e produção autoral do mobiliário e das artes nacionais. Um mural que homenageia arquitetos negros do presente é outro destaque artístico.
O loft de 73 m² ocupa parte do histórico Colégio das Mercês em um ambiente que celebra o encontro entre o tempo, a memória e o futuro, assinado pelo arquiteto Gabriel Magalhães. Pensado como abrigo de uma mulher — uma referência aos anos de ocupação do local como convento —, a Casa Madre é composta de sala, cozinha e quarto com banheiro, formando uma residência completa e que responde às questões contemporâneas.
Enaltecendo a estrutura original do espaço, a madeira tem papel fundamental no projeto. No piso, ela aparece no assoalho listrado preservado em tons claro e escuro (jacarandá e peroba do campo); no teto, os dormentes de outro assoalho, também originais e que foram expostos durante a obra, ganham destaque; nas paredes, agora descascadas, as portas e janelas em madeira garantem as aberturas e vistas do ambiente.

“O MDF, por sua vez, entra como uma necessidade de composição estética, criando planos dentro do espaço. Na sala, o painel de MDF Caribe, da Linha Madeiras do Mundo - Dual Syncro, se transforma em uma bancada para home office e, ao final, faz uma curva que abriga a poltrona Cuca, de Zanine Caldas, demarcando a sala de estar. No quarto, o móvel baixo de MDF Carvalho Natural, da Linha Madeiras do Mundo abriga as peças do closet”, detalha Magalhães.

Os tons amadeirados aquecem o ambiente, em harmonia com os neutros dos MDFs Lume, da Linha Colors, e Terrino, da Linha Flex. O conjunto forma a base para o azul, o verde, o amarelo e o rosa claro da paleta do mobiliário.

Membros SOMOS Guararapes garantem o ingresso com 30% de desconto clicando aqui. Se você ainda não faz parte de nossa comunidade para especificadores, inscreva-se e aproveite os benefícios!