A Guararapes | Guararapes

Há mais de três décadas no mercado, a Guararapes fabrica painéis em MDF e é uma das maiores exportadoras de painéis compensados da América Latina, operando com três unidades fabris que estão localizadas em Caçador/SC (MDF), Palmas/PR (Compensados) e Santa Cecília/SC (Compensados).

Com investimentos constantes em qualificação, expansão, tecnologia e modernização do parque industrial, a Guararapes é destaque internacional pela qualidade de seus produtos. Atualmente, exporta seus painéis para mais de 50 países, com garantia de qualidade para atender aos mais exigentes mercados, e certificados com o selo FSC® – Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal), destacando seu comprometimento com o desenvolvimento responsável e ambientalmente correto.

A partir do investimento anunciado na linha de MDF, a capacidade de produção passa a ser de 600.000 m³ por ano, atingindo posição de destaque no mercado nacional de MDF, e totalizando cerca de 900.000 m³ por ano de capacidade total de painéis em MDF e compensados.

a-guararapes_2017

História

Da pequena madeireira que em 1984 deu início as suas atividades, a Guararapes diversificou mercados no início de 2009, e ampliou sua estrutura em 2016 para atender a crescente demanda do mercado interno e externo.

MISSÃO

Produzir, de forma sustentável, painéis de base florestal, atuando globalmente, com geração de valor, transmitindo confiança com responsabilidade social e ambiental nos produtos e serviços ofertados.

VISÃO

Buscar através da seriedade e competência, posição de destaque na fabricação de painéis de base florestal, atendendo o mercado interno e externo, através da oferta de produtos e serviços de alto valor agregado e do desenvolvimento de uma atividade plenamente sustentável.

Unidades de Negócios

Em seu planejamento estratégico, a Guararapes emprega um conceito que se reverte em vantagem operacional: a sinergia. A unidade de MDF foi estrategicamente posicionada ao centro das duas unidades de compensados – Palmas e Santa Cecília. Estas unidades geram no processo de fabricação um “resíduo” chamado cavaco limpo, que é uma importante matéria-prima no processo de fabricação do MDF.

A Guararapes também realiza em suas unidades uma ação de otimização da matéria-prima, em que as toras grossas são utilizadas na produção de compensados e as toras finas na produção de MDF. Além disso, busca na prática a responsabilidade ambiental, ampliando o aproveitamento dos resíduos industriais dentro de uma política de desenvolvimento sustentável.

brasil-mapa

Mercados Atendidos

A Guararapes exporta seus produtos para mais de 50 países, com garantia de qualidade para atender aos mais exigentes mercados.
mapa-site-atendimento_mundo-pt

Responsabilidade Ambiental

Para a Guararapes, crescimento e inovação só têm valor quando, ao mesmo tempo, promovem desenvolvimento sustentável, preocupação com o meio ambiente e responsabilidade social. Todas as unidades trabalham juntas no respeito e preservação da natureza.

Assim, engajada na renovação da matéria-prima que utiliza, desde 1992, a Guararapes utiliza em seu processo produtivo o pinus de reflorestamento. A empresa realiza ainda, o tratamento de toda água utilizada em seus processos produtivos. Ela é devolvida ao meio ambiente em condições superiores à captação e em total conformidade com o exigido pelos órgãos de proteção ambiental. Os resíduos da madeira utilizada no processo de fabricação do compensado se tornam matéria-prima na produção do MDF, o que resulta em qualidade e sustentabilidade no que se refere à economia de custos e respeito ao meio ambiente.

Além disso, a Guararapes possui a certificação FSC® – Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal), selo que atesta que a madeira utilizada na fabricação de seus produtos é proveniente de florestas manejadas de forma ambientalmente adequada, economicamente viável, socialmente benéfica e de outras fontes controladas.

fsc-responsabilidade
responsabilidade_download

Responsabilidade Social

A Guararapes acredita que cuidar do futuro é pensar no agora. A nossa responsabilidade social é pautada em diretrizes e estratégias que beneficiam a comunidade local a partir de diversas ações e programas na área de educação, esporte, cultura, desenvolvimento social e econômico. O objetivo é garantir a integração e o bem estar, colocar as pessoas em primeiro lugar, e proporcionar um futuro melhor à sociedade e a todas as gerações.

Conheça algumas ações de apoio institucional e projetos sociais:

Educação

Recursos são investidos em uma poderosa ferramenta de transformação e sustentação social: a educação. A Guararapes, mantenedora da instituição de ensino superior FADEP – Faculdade de Pato Branco, oferece diversos cursos de graduação, pós graduação e MBA, e também possibilita a todos os seus colaboradores o acesso a bolsas de estudo para cursos técnicos, graduação e pós graduação em variadas instituições da região.

Doações Solidárias

No último ano a Guararapes investiu mais de R$300.000 em doações. Um dos destaques foi a reforma no Centro de Abrigo Municipal de Palmas. O local foi totalmente repaginado para acolher crianças que estavam em situações de risco. Paredes pintadas, piso novo, móveis planejados, tudo foi executado com muito carinho para trazer conforto, bem estar e segurança. Durante o ano também são distribuídas inúmeras cestas básicas.

Apoio às leis de incentivo fiscal

Através da Lei Rouanet a Guararapes direcionou verba para o desenvolvimento de projetos alinhados às diretrizes de responsabilidade social, e patrocinou projetos culturais que compreendem apresentações de teatro em hospitais pediátricos, e incentivo a música para a comunidade local.

Apoio ao Esporte

A Guararapes valoriza o esporte e patrocina mensalmente o time de Futsal de Palmas/PR, que atualmente está na disputa pela série Ouro. O intuito é apoiar um time local e incentivar o esporte na sociedade.

Ações de integração

O Dia da Família Guararapes é uma ação que recebe os familiares dos colaboradores e proporciona a experiência de vivenciar o dia a dia de quem trabalha aqui. O Natal das Crianças promove integração por meio de uma festa completa para os filhos dos colaboradores. A última edição contou com a participação de quase 2.000 crianças e inúmeros colaboradores que se voluntariaram na organização e nas atividades com os pequenos.

responsabilidade-social

Vídeos