Confira seis opções de padrões em painéis de MDF para criar projetos de home theater em salas, quartos e ambientes comerciais

rico-mendonca-casa-cor-sc-alabama-guararapesProjeto de Rico Mendonça, com o padrão Alabama, da Guararapes, na edição 2016 da Casa Cor SC.

A cena é de um episódio do seriado Friends. Joey, o galã com poucos dotes intelectuais do grupo de amigos, se vê em um cenário, para ele, pouco comum: uma convenção de paleontologia. Ao puxar conversa com uma mulher, descobre que ela não tem uma TV / home theater em casa. “Mas como fica a disposição dos seus móveis?”, pergunta o personagem, em choque.

Embora possa parecer exagerada, a dúvida de Joey tem fundamento – a TV se consolidou há décadas como o centro da sala. Sofás, poltronas e cadeiras estão sempre voltados para a tela. No entanto, com o crescente número de aparelhos eletrônicos e gadgets, sem contar as TVs de tela fina – cada vez maiores!, o desafio é projetar um home theater adequado e manter o ambiente acolhedor.

alabama-mdf-hometheater-guararapes-ricomendonca              Padrão Alabama presente no projeto de Rico Mendonça para a Casa Cor. 

A dica do arquiteto Eduardo Petry é investir em painéis de MDF. “Eles são, com certeza, a melhor opção para projetar o home theater”, aconselha. “De alta resistência e grande performance acústica, garantem resultados extraordinários quando aliados ao que chamamos de projeto de marcenaria inteligente”.

Para o profissional, cada detalhe faz a diferença para que o espaço se torne aconchegante. Mas por que os painéis são grandes aliados na hora de encaixar TV e equipamentos na decoração? De acordo com Petry, acomodando diversos aparelhos e seus complementos, além de cabos e conexões, é possível dar ao ambiente projetado um ar mais clean e elegante. Além disso, os desenhos e acabamentos dos painéis de madeira acabam permitindo novas composições e propostas na decoração.

eduardo-petry-arquitetoArquiteto Eduardo Petry dá dicas para criar ambientes com home theater e garantir um toque acolhedor.

VARIEDADE DE PADRÕES PARA HOME THEATER
Com uma gama imensa de padrões disponíveis no mercado, o que permite aos profissionais “brincarem” na hora de projetar o home theater, a dica de Eduardo Petry é compreender o perfil do cliente e suas necessidades. “O que mais vale nessa hora é entender a personalidade dos clientes”, diz.

A grande vantagem do painel é justamente essa – além de versátil, ele possibilita uma infinidade de combinações na hora de criar ambientes. “Particularmente, prefiro os padrões madeirados, em função da atmosfera aconchegante que eles nos propiciam”, destaca o arquiteto.

Para neutralizar a imagem dos aparelhos eletrônicos, fazendo o ambiente ganhar destaque, o profissional volta a ressaltar a necessidade de planejar espaços com uma marcenaria inteligente. “É preciso pensar em um projeto de marcenaria para a área de home theater, valorizando a adequação do espaço como um todo”.

OPÇÕES DE PADRÕES PARA SEUS PROJETOS
Seguindo a dica do arquiteto Eduardo Petry, selecionamos alguns padrões madeirados dentro do extenso portfólio da Guararapes. Todos eles funcionam muito bem quando a ideia é criar um ambiente acolhedor para sala de TV, quarto ou áreas comerciais.

Baviera – Este padrão integra a Linha Dual Syncro da Guararapes, sendo muito versátil na aplicação de móveis e projetos de interiores.

baviera-mdf-guararapesO sofisticado MDF Baviera Guararapes pode ser explorado em projetos de home theater ou em grandes ambientes.

Sibéria – MDF de tonalidade clara e fria, com leves nuances de cinza, esse padrão confere discrição e personalidade aos ambientes.

siberia-mdf-guararapesArquitetos e marceneiros podem valorizar seus projetos com tons madeirados, incluindo padrões com nuances acinzentadas, como o MDF Sibéria.

Dual Black – Inspirado em cidades cosmopolitas, como Nova York (EUA), este acabamento enobrece qualquer projeto. Combinado ao padrão Santorini, proposta que traz o cimento para a decoração, é possível projetar um home theater e ambientes com grande beleza.

santorini-dualblack-mdf-guararapesOs padrões Santorini e Dual Black trazem uma atmosfera moderna e diferenciada ao ambiente. 

Cioccolato – A alta definição dos veios da madeira combinada com a estrutura retilínea do desenho propiciam um efeito tridimensional. Aplicado em projetos de home theater, pode ser utilizado sozinho ou combinado ao padrão Avelã, por exemplo.

cioccolato-mdf-guararapesA combinação de diferentes padrões em projetos de home theater garante uma percepção ainda mais elegante aos projetos.

Lisboa – Mistura de nuances da madeira com um exclusivo efeito perolizado. Padrão versátil, combina com outros madeirados, como Teka Bianco, Elmo Dubai e Dual Blanc.

lisboa-mdf-guararapesPadrão versátil, pode ser combinado com outros madeirados da Guararapes, como Teka Bianco, Elmo Dubai e Dual Blanc.

Alabama – Inspirado nas tonalidades quentes do Alabama, esse padrão confere naturalidade aos móveis. Sua estrutura com veios levemente movimentados embeleza projetos com grandes áreas de aplicação do painel