A limpeza de superfícies em MDF ainda costuma gerar dúvidas entre os consumidores. Para entender como conservá-lo, é importante conhecer bem o produto que se tem em casa.

O MDF ao longo dos anos se tornou o principal e melhor substituto para a madeira, sendo fabricado através da aglutinação e prensa de fibras de madeira, resinas sintéticas e outros aditivos responsáveis pela liga. Esse processo dá origem ao “miolo” da chapa, que depois recebe revestimentos com padrões, texturas e cores variadas. Por trás da fabricação do MDF existe um grande investimento em tecnologia, para que o resultado seja um material estável, de excelente qualidade, resistente, leve e de versatilidade incomparável, com características mecânicas muito próximas à da madeira.

Isso ajuda a entender por que a manutenção de móveis em MDF não deve seguir a mesma cartilha de conservação de móveis em madeira nobre, que sugere o uso de produtos como silicones, ceras e lustra-móveis, por exemplo.

A limpeza do MDF é muito mais simples. Para realizá-la, basta utilizar um pano mergulhado em água e muito bem torcido, que deve ser passado sobre o móvel para a remoção da poeira. Em seguida, a superfície deve ser seca com a ajuda de um pano limpo e macio. Se houver manchas resistentes, pode-se utilizar um pouco de sabão neutro (não alcalino) ou álcool. Não é recomendada a utilização de panos encharcados, produtos químicos e abrasivos, ceras, lustra-móveis, detergentes não neutros, saponáceos e esponjas, buchas ou palhas de aço.

Em se tratando de armários de cozinha, especialmente naquelas onde são preparadas frituras frequentemente, pode-se utilizar um pouco de sabão de coco. Desengordurantes e limpadores multiuso devem ser usados somente em caso de extrema necessidade.

Para a limpeza mais pesada nas marcenarias, é vetada a utilização de thinner, esse produto é muito forte, agride a superfície do MDF, e pode provocar a descoloração do produto. Em casos em que ocorra a necessidade de remoção em função da retirada do filme ou excessos de cola durante a fabricação, pode-se usar com restrição um álcool mais concentrado, acetona, querosene e até tolueno, sempre com cuidado para não danificar o material.

Para saber mais, clique na imagem e baixe o e-book “Limpeza do MDF: do chão de fábrica até a entrega do móvel”.

baixar-catalogo-limpeza-copiar

Tecnologia

As linhas Metalic, Comfort, Dual Touch, Dual Syncro e Colors da Guararapes contam com a exclusiva aplicação do NANOXClean®, um produto que garante proteção antimicrobiana de ação natural e específica contra germes, bactérias e outros microrganismos. O produto é desenvolvido com tecnologia e processos modernos e não apresenta toxicidade, o que contribui para que se tenha ambientes resistentes e sempre saudáveis dentro de casa.