Preparamos um e-book com dicas práticas e adequadas para realizar a limpeza dos painéis de MDF e do chão de fábrica da sua marcenaria. É só baixar e conferir.

 MDF Areia com Marsala e Savana

Assunto importante, mas por vezes negligenciado, a limpeza dos painéis de MDF exige atenção de marceneiros e consumidores. Sim, o uso inadequado de produtos – alguns por desconhecimento e outros por técnicas ultrapassadas – pode prejudicar o acabamento e ocasionar manchas. Afinal, assim como outros produtos, as chapas e os revestimentos passam por evoluções constantes e é preciso ter alguns cuidados para manter a aparência da superfície.

Como esse tema levanta muitas dúvidas, a Guararapes preparou um e-book especial sobre a limpeza dos painéis de MDF. Ele traz dicas e explicações para facilitar o dia a dia na marcenaria e recomendações que podem ser disponibilizadas ao seu cliente. Baixe o material e coloque em prática.

Clique aqui para baixar o e-book “Limpeza adequada: dos painéis de MDF ao chão de fábrica”

RECOMENDAÇÕES PARA A LIMPEZA DOS PAINÉIS DE MDF.

– É vedada a utilização do Thinner para limpeza das chapas de MDF. O thinner é um solvente muito popular em marcenarias, entretanto, é muito abrasivo e pode danificar a superfície do MDF, inclusive fita de borda.

Para as limpezas mais pesadas recomenda-se um pano umedecido com querosene, e logo em seguida um pano seco para remover o excesso. Também pode-se utilizar acetona ou álcool 90%.

Para dar o acabamento na entrega do móvel, e para a limpeza no dia a dia, recomenda-se o limpa vidros. O limpa vidros se mostra muito eficiente quando aplicado na limpeza dos painéis de MDF. Apesar de receber outra indicação no mercado, como o próprio nome sugere, sua fórmula combina elementos como álcool e solventes que promovem limpeza eficaz e secagem rápida, evitando o aspecto engordurado ou até mesmo manchas do próprio processo de limpeza.

Sempre realizar a limpeza no mesmo sentido, e evitar movimentos circulares.

Lembre-se: a remoção da película de proteção deve ocorrer apenas após a montagem final do móvel. Isso reduz o risco aos possíveis danos superficiais durante o manuseio e montagem. Em todos os processos na marcenaria a película de proteção deve ser mantida e a instrução é remover apenas na entrega final ao cliente.

Não esqueça de repassar as dicas de limpeza aos clientes. A manutenção diária pode ser feita utilizando o limpa vidros, um pano umedecido com água e um pouco de detergente, ou até mesmo o álcool.

Gostou das dicas? O e-book traz muitas outras ideias e mostra a importância de compartilhar as boas práticas com os clientes.

THINNER NA LIMPEZA DO MDF? NÃO PODE!
Você sabia, por exemplo, que o thinner não é recomendado para limpar os painéis de MDF? Solvente muito popular em marcenarias, entretanto, é muito abrasivo e pode danificar a superfície das chapas e até mesmo das fitas de borda. Vale ressaltar, isso pode ocorrer independente do fabricante ou fornecedor. Embora possa afetar qualquer painel, as manchas causadas pelo uso do thinner são mais visíveis nos painéis unicolores.

Na marcenaria ou no uso doméstico, produtos como lustra-móveis, ceras e silicones também não são indicados para a limpeza.

“A limpeza do MDF é essencial e contribui para o bom acabamento e preservação do material. A adoção de boas práticas, incluindo produtos adequados, é imprescindível para preservar as características originais das superfícies melamínicas (BP)”, explica Anelise Kelly Stigar, que atua no marketing da Guararapes.

Woman wiping table with kitchen towel

Os cuidados da limpeza também se aplicam ao chão de fábrica, e o professor de Marcenaria do Senai-DF, Fábio Serpa traz mais informações. São dicas sobre equipamentos, saúde e preocupações para garantir a saúde dos colaboradores e a qualidade do mobiliário. Um ambiente livre de serragem, por exemplo, colabora na qualidade do acabamento, especialmente em processos de colagem das bordas ou pintura”, diz Serpa. Compressores de ar, aspiradores de pó e filtros especiais para a retenção de poeira e serragem são alguns dos itens listados pelo especialista para a conservação da marcenaria.

roni_da_ronimar_moveis-_foto_fernando_zequina%cc%83oO cuidado e a organização da marcenaria podem interferir na limpeza do mdf e no acabamento dos produtos. Na foto a equipe da Ronimar Móveis que preza pela organização da marcenaria. Foto: Fernando Zequinão.

Interessado em mais dicas? Baixe o e-book “Limpeza adequada: dos painéis de MDF ao chão de fábrica” e compartilhe suas dúvidas conosco!