Alguns elementos funcionam como detalhes capazes de promover grandes mudanças no momento de decorar. Os puxadores, sobreviventes em meio ao recurso “push to open” do setor moveleiro, ilustram essa ideia. Apesar de pequenos, são peças de extrema importância em qualquer ambiente porque, além de funcionais (sem eles não haveria tanta facilidade no manuseio dos móveis da casa), podem traduzir todo o estilo do projeto e de seu usuário, dando o toque final à mobília. Ou seja, são grandes diferenciais estéticos.

Confeccionados em vários materiais – metal, porcelana, plástico e madeira são os mais comuns –, cores e formatos, o mercado está repleto de modelos, dos mais simples aos mais sofisticados. Há, inclusive, quem opte por utilizar um puxador diferente do outro, misturando padrões propositadamente. O cuidado deve ser apenas para que o móvel se integre e receba bem o design característico do acessório.

Em móveis de escritório ou guarda-roupas planejados, são mais comuns os modelos alongados de sobrepor ou embutir, feitos de metal. Cômodas, criados-mudos e penteadeiras, por exemplo, recebem melhor os de formato “bolinha”. Em cozinhas, os modelos mais clean facilitam a higiene e conservação diárias.

Os puxadores também vão além de sua função primeira. Uma boa alternativa é usá-los para pendurar casacos, bolsas e acessórios, pregando-os diretamente na parede ou em uma base de madeira. Seja para dar uma cara nova a um móvel antigo, trocar as peças desgastadas pela ação do tempo ou para usar como pendurador, é bem verdade que eles são um charme à parte na decoração.

Contudo, não apenas a beleza deve ser levada em conta na hora de escolher seus puxadores. Eles precisam ser, acima de tudo, ergonômicos, resistentes (uma peça muito pequena pode não suportar a tensão exercida pela gaveta ou porta do móvel) e seguros (modelos pontiagudos ou com cantos vivos podem ser um risco para crianças pequenas ou quartinhos de bebês).

Agora que você já sabe que os puxadores podem fazer toda a diferença, confira nossa seleção de modelos para fazer a escolha correta e deixar seus móveis ainda mais marcantes.

02Em preto, contrastando com o tom menta da cozinha e combinando com a torneira e com o tampo da pia. Detalhes que mudam tudo. Foto: Pinterest.

04Mais do mesmo? Não nesse móvel de cheio de originalidade. Foto: Ricota não derrete.

08Clássicos que nunca saem de moda, os puxadores clean e alongados são ideais para ambientes extremamente contemporâneos. Foto: Akeo.