A definição do preço certo envolve uma série de fatores e a Guararapes quer te ajudar a compreender o valor de cada projeto. Saiba o que considerar com a calculadora do marceneiro

Atribuir o preço correto e justo a um trabalho é algo que envolve uma série de detalhes, em especial, na marcenaria. Afinal, são muitas variáveis, custos diretos e indiretos, e cada projeto sob medida apresenta uma particularidade. Para auxiliar os profissionais da marcenaria nessa tarefa, a Guararapes desenvolveu a Calculadora do Marceneiro. Ela vai te ajudar a saber o que considerar ao definir o preço final do seu trabalho.

Esse material busca oferecer um panorama básico para que você, marceneiro, saiba o que não pode ficar de fora do preço de venda. Não considere isso uma lista fechada ou padronizada, mas um caminho para você aprender a reconhecer e calcular cada item de custo. Isso inclui os painéis de MDF utilizados em cada móvel fabricado.

O objetivo final é que cada profissional /empresa evite problemas financeiros e possa trabalhar com rentabilidade. As informações para a criação da calculadora são do consultor Diogo Henrique Tosto, do Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário.

BAIXE AQUI A CALCULADORA DO MARCENEIRO

roni_da_ronimar_moveis-_foto_fernando_zequina%cc%83o Roni Sebbe, da Ronimar Móveis, defende que as etapas de projeto e precificação sejam seguidas à risca. Foto: Fernando Zequinão.

PREÇO: ETAPAS DE PRODUÇÃO NA MARCENARIA
O Blog da Guararapes também conversou com Roni Sebben para compreender as etapas de execução de um móvel e sua influência no preço. Ele é designer e diretor da Ronimar Móveis, de São José dos Pinhais (PR).

Projeto na marcenaria
É a fase mais importante, cita o profissional, pois nela são definidas a forma e a função do móvel.
As especificações nessa etapa devem ser extremamente técnicas. Um exemplo: não se pode construir uma porta de abrir com largura superior aos limites especificados pela dobradiça utilizada. Estar atento a isso ajuda a evitar acidentes ou futuras manutenções.

Planejamento de corte
Nessa etapa, o mais importante é a qualidade do corte e a máxima otimização da matéria-prima. Aliás, um plano de corte otimizado dos painéis de madeira é essencial para sua marcenaria ter lucro.

Produção do mobiliário
É muito importante determinar quantas horas serão necessárias para a fabricação e montagem.
No momento de proceder com furos, usinagem e colagem de fitas de borda, a experiência do profissional marceneiro e o conhecimento técnico faz toda a diferença.

E o preço final?
Na hora de atribuir um preço ao trabalho, os fatores que mais influenciam a precificação são mão de obra, material (chapas e ferragens) e industrialização (maquinário).
“Cada projeto executado é exclusivo, ou seja, a cada projeto é reiniciado o processo de desenho, especificação, tempo de execução e montagem. Tudo isso tem um custo e não podemos esquecer o custo com mão de obra. Esse é o maior custo da marcenaria”, explica Roni Sebben.

movel-closet-capuccino-baviera-guararapes-calculadora-precoA definição do projeto, desenho e função do móvel, incluindo a seleção dos padrões de acabamento e acessórios influenciam no custo final do mobiliário.

CALCULADORA DO MARCENEIRO
Ao baixar a calculadora, os profissionais poderão preencher o arquivo conforme suas necessidades, considerando gastos diretos e indiretos até chegar ao preço do produto. Os custos diretos são medidos diretamente no produto. Isso inclui painéis de MDF, fitas de borda, ferragens, acessórios e embalagem, por exemplo.

Já os custos indiretos são aqueles que não possibilitam um controle preciso quando aplicado ao produto, como tinta, lixas, cola, ferramentas de corte, energia elétrica, etc. Ainda assim, é importante ter parâmetros para diluir esses valores em cada produção.

Por fim, o custo total de fabricação deve considerar o valor dos impostos, fretes, comissões e taxas de cartão ou boletos. Gastos com aluguel, honorários profissionais, despesas com manutenção, IPTU, IPVA e seguros também entram nessa divisão. Feito esse cálculo, o marceneiro pode definir sua margem de lucro por cada móvel fabricado.

BAIXE AQUI A CALCULADORA DO MARCENEIRO

A Calculadora do Marceneiro também está disponível no link www.calculadoradomarceneiro.com.br