Confiança, diálogo e apresentação. Quando o assunto é profissionalismo, o marketing pessoal é uma das muitas ferramentas essenciais para a conquista do respeito e da credibilidade no mercado de trabalho.

Seguindo estratégias simples de relacionamento, preparamos um material dando dicas fundamentais para se destacar do concorrente e obter ganhos, especialmente em serviços  que, como a marcenaria, exigem de contato direto com clientes e fornecedores. Para auxiliá-lo a desenvolver seu marketing pessoal, selecionamos dez passos a serem adotados em sua rotina. Confira:

1 . Tenha seu contato sempre à mão

O cartão de visitas deve traduzir quem você é e o que faz, mantendo-se simples, direto e o mais importante: atualizado. Lembre-se de deixá-lo sempre à mão e apresentá-lo quando for visitar um cliente ou estabelecer um possível contato profissional. A oportunidade pode estar em qualquer lugar, até mesmo naquele churrasco no final de semana.

2 . Cuide de sua aparência

Ao encontrar um cliente dê preferência a roupas básicas, um uniforme ou até mesmo somente uma camiseta com a identificação da marcenaria  que demonstrará organização e profissionalismo. Deve se prezar  pela limpeza, higiene pessoal e cuidado. Uma dica é deixar uma roupa especial reservada para realizar as visitas e atendimento ao cliente, evitando usar a mesma durante as atividades na marcenaria.

3 .  Seja fiel aos prazos

Mantenha-se realista quando estipular o prazo de um projeto. Esteja alinhado com o cliente e seja sincero. Nunca passe um prazo menor apenas para segurar o cliente. Faça a pontualidade seu diferencial, estipule prazos contemplando contra-tempos, e se entregar antes do prazo terá a garantia de um cliente ainda mais satisfeito.

4 . Esteja presente na internet

Invista em uma página no Facebook para agregar informações importantes e divulgar seu portfólio. Mantenha um álbum atualizado com o antes e o depois de alguns de seus projetos. A ferramenta é gratuita e a maioria dos clientes busca referências de projetos para ter confiança no profissional.

5 . Mostre seu diferencial

Explore suas qualidades e valorize os detalhes que fazem seu trabalho se destacar. Especifique o material que será utilizado no projeto, dando o máximo de informações possíveis sobre as etapas do serviço justificando o valor. Nem sempre o preço é o principal motivo para o cliente fechar, consumidores prezam por qualidade e transparência.

6 . Vá além do projeto

Traga novas ideias ao projeto. Mostre as tendências do momento, proponha soluções práticas para a execução do serviço e ajude o cliente a encontrar o que precisa da melhor maneira possível. Sugira móveis funcionais e vise o aproveitamento de espaço. Indique opções de combinações, cores e materiais.

7 . Demonstre-se disposto a solucionar problemas

Dê assistência ao cliente em qualquer etapa do projeto. Esteja sempre de prontidão para resolver atrasos e imprevistos no serviço e transmita confiança ao solucionar problemas. Mesmo que a solução possa demorar, entregue prontamente uma resposta justificando o prazo.

8 . Valorize o atendimento pós venda

Mantenha-se envolvido diretamente em todos os processos. Compareça na montagem, acompanhe o serviço e demonstre atenção em cada detalhe do acabamento final. Esteja à disposição do cliente para qualquer dúvida e ajuste necessário. No final pergunte ao cliente se está satisfeito, tire fotos, e deixe seu cartão de visita para serviços futuros e até mesmo indicações.

9 . Fique por dentro das novidades de mercado

Demonstre estar sempre alinhado às tendências de mercado. Mantenha-se informado sobre novos materiais, equipamentos, estilos e tipos de serviço. Participe de feiras e workshops da área e leve novidades para seus futuros projetos.

10 . Passe segurança ao cliente e seja pontual

Tenha uma postura discreta e profissional ao encontrar um cliente, esclareça suas dúvidas e esteja sempre pontual nas visitas e entregas dos projetos. Se marcou um horário, compareça. Muitas vezes o cliente desmarcou outros compromissos para estar lá. Lembre-se: confiança e qualidade é o segredo para um bom serviço, e preço nem sempre é o fator decisor.