Conheça algumas boas práticas para gerenciar melhor seu tempo e evitar que as tarefas do dia a dia prejudiquem sua fábrica

Gerenciar o tempo de maneira correta é o que leva muitos profissionais – e empresas – ao sucesso. Na verdade, a compreensão da rotina de trabalho e a execução de processos inteligentes são dois pontos essenciais para que a marcenaria prospere. Entretanto, não são todas as pessoas que sabem organizar e planejar o tempo de cada tarefa. Ou ainda, como distribuir a lista de afazeres ao longo do dia.

guararapes-dicas-organização-marcenariaGerenciar o tempo de maneira correta é fator fundamental para o sucesso da empresa. Foto: divulgação Eric Rothermel. 

Como mudar esse cenário? Afinal, manter-se ocupado não é sinal de que você está se saindo bem ou é altamente produtivo. Como dito acima, o primeiro passo é ter autogestão e disciplina. É preciso conhecer a sua rotina de trabalho e da sua marcenaria, e algumas respostas são necessárias antes de qualquer planejamento.

– Quais são as rotinas de trabalho e quais atividades demandam mais tempo para serem concluídas?

– Quais são as suas dificuldades durante as etapas de produção?

– Quais hábitos prejudicam sua produtividade ou atenção?

– O que está sendo feito para otimizar processos e desempenhos individuais?

Essas respostas ajudam a guiar um caminho de autoconhecimento e, com certeza, fazem diferença na forma de conduzir suas tarefas. É importante frisar que a dificuldade de organização pode alcançar todos os níveis hierárquicos de uma empresa. Do pessoal de escritório aos colaboradores do parque de produção.

PLANEJE SUA ROTINA DE TRABALHO
Qualquer ação só alcança sucesso se houver planejamento e com o gerenciamento do tempo não é diferente. No caso da marcenaria, algumas atividades corriqueiras podem, sim, comprometer um dia de trabalho.

Isso envolve um layout mal planejado, a movimentação excessiva de peças ou células de produção que não respeitam cronogramas dos projetos. Outros vilões na gestão do tempo de uma fábrica são: falta de estoque ou má organização do mesmo, e a falta de manutenção preventiva de máquinas e equipamentos.

marcenaria-organizacao-credito-festool-1Para uma boa gestão do tempo na marcenaria, é preciso conhecer todas as rotinas de trabalho: do atendimento à produção. Foto: divulgação Festool. 

GESTÃO DO TEMPO NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES
O atendimento de clientes ou revisão de projetos também podem demandar um tempo precioso na sua agenda. Em marcenarias maiores, que já contam com profissionais para prospecção comercial, execução dos projetos e controle da fábrica, essa gestão pode ser mais flexível, mas é importante elaborar uma lista de tarefas para o dia.

Uma estratégia é alocar o tempo na agenda, como se fossem reuniões. Por exemplo, das 7h às 9h o tempo é dedicado à revisão de projetos, controle financeiro e atualização das redes sociais. A prospecção comercial ou retorno de orçamentos será das 9h às 11h; e a revisão de pedidos ou projetos do dia / semana será das 11h às 12h, e assim por diante.

Mapeando o seu dia, qualquer marcenaria ou profissional pode criar prazos de conclusão e se obriga a executar cada ação dentro desses limites. É claro que você pode realizar a mesma tarefa repetidas vezes ao longo do dia, desde que dentro de um planejamento – para evitar ações improdutivas.

Nesta gestão, é importante considerar quanto tempo você dispõe para almoçar ou com que frequência realiza pausas. O período gasto no lanche, olhando o celular ou planejando um trabalho devem ser considerados na sua busca por produtividade.

festoolOs indicadores de produtividade são importantes para qualquer empresa ou profissional. Defina e mapeie prazos de produção ou execução de cada tarefa. Foto: divulgação Festool. 

DICAS PARA A GESTÃO DO TEMPO

Crie um plano de atividades: Planeje o seu dia ou semana, listando quais são as atividades essenciais e que exigem sua atenção.

Aprenda a priorizar: Conclua as tarefas mais importantes ou de maior complexidade primeiro.

Diga não!: Reconheça as limitações da sua marcenaria ou da sua agenda de pedidos. Se preciso, encontre parceiros ou planeje entregas por etapas.

Cuide do tempo: Limite o tempo de execução de cada tarefa – e cumpra. Pequenas pausas para descanso ou revisão também são importantes.

Organização: Além de uma agenda, você também pode fazer uso de softwares ou aplicativos de organização.