O mau armazenamento e o transporte incorreto dos painéis de MDF podem causar o empenamento das chapas, até o ponto de inutilizá-las. Ações simples ajudam a evitar o problema.

O MDF é um material resistente e duradouro, que pouco apresenta problemas de qualidade durante seu uso. A grande maioria das ocorrências, porém, está vinculada ao incorreto manuseio do produto nas revendas e no chão de fábrica. Problemas como empenamento, mofo e defeito na melamina são facilmente evitáveis a partir de simples cuidados no seu armazenamento e transporte.

A estocagem incorreta ou prolongada dos painéis de MDF, o uso de calços desalinhados ou, ainda, o armazenamento em lugares úmidos ou muito expostos às variações climáticas são os principais vilões. Entre os problemas mais recorrentes estão o arqueamento ou a distorção das laterais dos painéis, conhecidos como empenamento. Essa situação, inclusive, pode tornar algumas chapas inutilizáveis para a produção dos móveis.

Certifique-se de que a sua revenda parceira cumpre com os padrões de armazenamento e transporte indicados pela Guararapes. Os mesmos cuidados deverão ser mantidos pelo marceneiro, uma vez que os painéis estiverem na fábrica.

Cuarto de Vestir Baviera y CapuccinoO transporte e o armazenamento correto das chapas de MDF são dois importantes processos para garantir um móvel de qualidade e sem avarias.

 COMO EVITAR O EMPENAMENTO DOS PAINÉIS
A principal recomendação é que eles sejam transportados de forma empilhada, para evitar que se movam e se arrastem uns sobre os outros. O procedimento preserva ainda a estrutura dos painéis e o acabamento das chapas, sobretudo as revestidas. Abaixo, mais algumas dicas.

– Ao receber os painéis em sua marcenaria verifique se os pallets apresentam algum tipo de deformidade. Não aceite painéis provindos de pallets danificados.

O uso de carrinhos de transporte (com larga base) também facilita o descarregamento e manuseio dos painéis. A saúde laboral e o tempo ganho são outros benefícios.

No transporte dos painéis um a um, recomenda-se que seja feito na vertical, sempre por duas pessoas. O uso de luvas também é recomendado.

– Na área de estoque, dentro do possível, os painéis devem ser armazenados na horizontal. Eles devem estar sobre base firme, nivelada e elevada do chão, por meio de pallets ou calços com distância máxima de 70 cm entre si. Essa dica vale para painéis de 12, 15, 18 e 25 mm.

No caso de painéis de espessuras finas, entre 3 mm e 9 mm, deve ser considerado um calço de 60 cm de distância máxima entre os apoios. É recomendado ainda ter um painel de 18 mm como suporte da pilha.

Apenas os painéis de MDF superiores a 9 mm podem ter um empilhamento oblíquo. Isso, vale lembrar, caso o espaço de armazenamento seja pequeno. Nesse caso, as chapas podem ser encostadas em separadores especiais ou na parede, com uma inclinação de 20º em relação a vertical. Ainda assim, o tempo de permanência deve ser mínimo – apenas enquanto durar a fabricação do móvel.

Importante! Lembre-se que a utilização dos calços entre os pallets de painéis, a cada metro de altura no máximo, garante a ventilação do material. E tanto os pallets como os calços devem estar perfeitamente alinhados para evitar danos às superfícies ou mesmo o empenamento.

Dormitório ParisPriorize o estoque dos padrões mais utilizados na marcenaria e siga as recomendações para evitar o empenamento, mofo e bolor.

UMIDADE E MDF NÃO COMBINAM
A exposição à umidade também está relacionada ao possível empenamento do MDF, além de outros problemas, como o mofo e o bolor. Ainda que haja certa resistência, os painéis não são à prova d’água. “É preciso sempre preparar a área que irá receber os painéis de MDF e também os móveis prontos. Evitando, assim, locais de baixa circulação de ar e com alta umidade”, enfatiza o gerente técnico da Guararapes, Gerson Aldo de Souza.

Portanto, armazene as chapas em local coberto, protegido das intempéries climáticas e longe de fontes de umidade e de calor intenso. Certifique-se, também, de que não haja infiltrações no ambiente em que as peças estão sendo estocadas.

locais muito quentes é aconselhável a colocação de um painel extra sobre a pilha. Isso ajuda a reduzir o possível efeito do calor sobre a face do material. Outra dica é proteger todos os cantos do MDF para evitar a criação de mofo no decorrer do tempo de armazenagem. De acordo com o gerente técnico, essa proteção pode ser feita com selador, fita de borda, cola, entre outros materiais próprios para o uso em MDF.

Atenção também para o controle de datas dos pallets estocados. As peças cortadas não devem permanecer armazenadas por longos períodos. Assim como qualquer outro material, o MDF também pode sofrer deformações motivadas pelo tempo, excesso de umidade ou falta de ventilação.

COMEÇOU A EMPENAR? AINDA HÁ SOLUÇÃO!
Seus painéis de MDF estão começando a empenar? Calma! Quando observado em estágio inicial, ainda há maneiras de se aproveitar essas chapas. “O recomendado é que os primeiros painéis de cada pacote sejam direcionados para áreas como caixaria ou invólucro. Pois os efeitos iniciais de empenamento podem ser corrigidos nessas áreas durante a produção do móvel”, explica Gerson de Souza, gerente técnico da Guararapes.

Já os painéis dispostos no meio das pilhas podem ser usados em tampos e portas (de diferentes tamanhos). Vale ressaltar, o ideal é que as portas do mobiliário sejam fabricadas em chapas de 18mm. “Chapas com espessuras de 18mm e que não estejam danificadas são ótimas para acomodar puxadores, dobradiças e perfis de alumínio”, aponta Souza. Para a fabricação de grandes portas, como de dormitórios, também é recomendado utilizar desempenadores. Além de ajudar no alinhamento da porta, esse acessório serve para compensar o movimento natural do painel.

 Os painéis produzidos a partir do Pinus também oferecem benefícios contra possíveis empenamentos. “O MDF de Pinus, diferente do Eucalipto, apresenta estrutura mais estável e fibras mais longas. Também é mais resistente às variações de temperatura”, detalha o gerente técnico. “E ainda que haja casos de empenamento, distribuindo pesos pela chapa, é mais provável que ele volte ao normal”, acrescenta. Veja todos os detalhes nesse post.

Dormitório com MDF Rosa Milkshake.              As chapas de 18mm ou mais de espessura são ideais para criar estruturas robustas e resistentes, como portas de armários.