As marcenarias precisam buscar diferenciação nos móveis em cada projeto, mas um bom atendimento continua sendo essencial para ganhar mercado

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Saber encantar clientes com a apresentação de um projeto e dar a ele a certeza de que está realizando a melhor escolha é uma das habilidades necessárias aos marceneiros. Quem encomenda um móvel sob medida sempre cria muita expectativa sobre ele. Mas, além de oferecer um bom produto, é essencial prestar um atendimento de qualidade em todas as etapas dessa venda.

Neste artigo, trazemos dicas de como aumentar a reputação da sua empresa e surpreender consumidores com seu produto. Vale lembrar, com tantas opções disponíveis no mercado, pequenos detalhes são decisivos para o fechamento de negócios. Confira:

  1. PROFISSIONALIZE O ATENDIMENTO
    Independentemente do tamanho de sua empresa, crie um uniforme. Ele demonstra o profissionalismo com que você trata o seu negócio, transmite segurança ao cliente e ainda colabora para a sua comunicação. Uma camisa personalizada com o logotipo e nome da sua empresa é suficiente. No atendimento dos clientes, demonstre simpatia, educação e transparência ao passar informações. E tenha sempre um cartão de visitas em mãos, mesmo em tempos de comunicação digital.
  1. VALORIZE SEU PRODUTO
    Este é momento em que você deve demonstrar todo o seu conhecimento sobre a produção do mobiliário. Explique a diferença e qualidade de cada matéria-prima, incluindo os painéis de MDF, que você vai utilizar. Crie um portfólio dos seus trabalhos e detalhe os diferenciais de fabricação que você domina ou pode oferecer. Também é importante explicar seu orçamento e prazos de produção; e quando negociar valores, deixe claro que alterações podem refletir no projeto.
  1. CHECK-LIST E ATENÇÃO AOS DETALHES
    Conhecer o cliente é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, além da conversa para definir o orçamento, estabeleça um check-list de perguntas. Isso ajuda a definir as prioridades do projeto e evita que detalhes passem desapercebidos, por você e pelo cliente. E sempre ouça com muita atenção. Cada cliente tem sua particularidade e isso não pode ser esquecido. Na questão da faixa etária, pessoas com mais idade gostam de ter atenção e serem bem acolhidas. Os jovens também, mas eles costumam ser mais práticos e fornecer suas próprias referências. Em projetos corporativos, as cotações de orçamento também podem mudar em cada empresa visitada. Exercitar esse relacionamento com diferentes públicos é importante para consolidar o atendimento da sua marcenaria.
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Durante a execução do orçamento, procure compreender quem é o seu cliente e todos os detalhes das suas demandas. 

  1. CUMPRA OS PRAZOS E ENVOLVA O CLIENTE
    Descumprir prazos é, provavelmente, o fator que mais gera insatisfação no segmento de marcenaria. Portanto, se você perceber que há risco de atraso na produção ou entrega, avise o cliente com antecedência. Uma boa comunicação é essencial no atendimento e para gerar fidelidade. Aliás, envolver o cliente no processo é uma ótima estratégia de marketing; você pode enviar fotos (sem exagero) do processo de fabricação ou de como está ficando o móvel, mantendo contato direto. E para ver dicas sobre o gerenciamento de tempo na marcenaria, confira esse post em nosso blog.
  1. PÓS-VENDA É ESSENCIAL
    Depois da entrega do projeto, seu trabalho recomeça. Sim! Reforce o relacionamento com o cliente nas ações de pós-venda. Envie um e-mail ou ligue perguntando se o móvel foi montado corretamente e se ele necessita de algo mais. Mesmo que haja insatisfação, ao perceber que a empresa está interessada em resolver o problema, é provável que ele não faça propaganda negativa da sua marcenaria.

Ao contrário, um cliente satisfeito com o atendimento irá compartilhar a experiência com amigos, familiares e colegas. Para isso, procure manter uma comunicação sempre ativa. Ela pode ser importante para anunciar uma promoção ou fazer a oferta de um móvel que não entrou no último orçamento.

E busque encantar sempre o seu cliente, oferecendo pequenos e úteis atrativos. Por exemplo, seu orçamento pode incluir uma diarista, para deixar tudo limpo, ao término da instalação dos móveis. Também é possível preparar um passo a passo com dicas de limpeza dos painéis – veja detalhes aqui.

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