Saiba como a Pantone dominou o mercado de cores e influencia diferentes mercados, incluindo moda, design e interiores

A Pantone Inc. foi fundada em 1962, nos Estados Unidos, e inicialmente produzia cartões de cores para a indústria de cosméticos. Nessa mesma época, inovou ao criar um sistema numérico para as cores, com o objetivo de padronizar e regularizar suas aplicações. Com o passar do tempo, a marca desenvolveu um sistema de combinação de cores e adaptou sua atuação para atender outros setores. A expansão encontrou sinergias no ramo têxtil, plástico, gráfico, além de arquitetura, design e interiores.

pantone-fashion-color-trendA Pantone se posiciona como líder mundial no mercado de tecnologia de cores para o design gráfico, impressão, publicação, indústrias têxteis e plásticos. Foto: divulgação Pantone. 

Ciente de que todas as cores expressam emoções e as marcas sempre as exploram quando criam suas próprias identidades, a Pantone ganhou força e virou referência. “A cor influencia 50% a 85% das decisões de compra dos clientes e é a primeira coisa que um consumidor vai notar sobre o logotipo de uma marca”, diz a companhia.

Hoje, a marca é tida como autoridade em cores e ajuda a ditar tendências para os profissionais de decoração, design e moda. A “Escala Pantone” é uma linguagem padrão para a comunicação em todas as fases do processo de gerenciamento de cores: do designer ao fabricante, e, também, do representante ao consumidor.

pantone-guide-colorsOs matizes de cores são harmonizados em novas combinações e direções, que expressam uma abordagem que satisfaça os consumidores sempre na busca pela novidade. Foto: divulgação Pantone. 

GUIA DE CORES PANTONE
Com diversas iniciativas de marketing e um posicionamento firme e estratégico junto a profissionais e indústrias, o que inclui licenciamento próprio de produtos, a Pantone dita moda. Desde 2000, por meio do Pantone Color Institute, passou a eleger a “cor do ano”. A tonalidade, em geral, serve de inspiração para diversos segmentos e produtos.

E como é feita essa escolha? A empresa conta com departamentos e profissionais especializados de outras áreas, que observam o comportamento das pessoas em diversas ocasiões do cotidiano. Dessa forma, a empresa consegue detectar tendências, identificar gostos e desejos de consumo. A prioridade é sempre eleger uma cor que defina os problemas e as perspectivas da sociedade também. O trabalho de coolhunting também gera uma série de relatórios customizados e consultorias ao longo do ano.  

RETROSPECTIVA: A COR DO ANO
Por falar em cor do ano, vamos relembrar as últimas escolhas da Pantone? Confira quais foram!

2015: A cor Marsala propiciou equilíbrio, estabilidade e elegância à decoração dos ambientes, com seus tons fortes de vinho, terracota e vermelho. Embora a cor forte possa causar estranheza para alguns, funciona muito bem para dar uma sensação acolhedora e calorosa ao ambiente.

PantoneCOY15_RGB_Sc2_Kitchen-Core-rectAs características sensoriais de Marsala são reforçadas quando a cor é aplicada a superfícies texturizadas, diz a Pantone. Foto: divulgação Marsala. 

A tonalidade, inclusive, está presente na Linha Colors da Guararapes. O padrão é considerado um clássico do segmento de decoração, devido à sua personalidade, e combina com outros tons neutros e madeirados. Veja possibilidades de aplicação aqui.

Cozinha Marsala em composição junto ao MDF Savana.            A tonalidade Marsala foi a escolha da Guararapes para a Linha Colors. Foto: Guararapes. 

2016: Pela primeira vez na história houve uma indicação dupla. Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute: Juntas, Rose Quartz e Serenity evocam o equilíbrio que existe entre um rosa acolhedor, como um abraço, e um tom azul claro, mais frio e tranquilo. Elas refletem a conexão entre o bem-estar e uma calma sensação de ordem e paz”. As cores foram muito utilizadas em ambientes mais sérios, conferindo delicadeza e suavidade para equilibrar a decoração, seja nos detalhes ou em grandes aplicações.

pantone-color-of-the-year-2016-rose-quartz-serenityA cor resultante entre Rose Quartz e Serenity também desafia as percepções tradicionais de associações de cores. Foto: divulgação Pantone.

Dentro do portfólio de painéis de MDF da Guararapes você encontra o padrão Rosa Milkshake. Mais do que uma tendência, o rosa veio para ficar e revelamos os detalhes nesse post.  Confira!

rosa-milkshake-guararapes-casa-niwa-casa-cor-yamagata_-_credito_yamagata_arquiteturaAcompanhando a tendência ditada pela Pantone, a Guararapes lançou o Rosa Milkshake. Na foto, o padrão está presente no premiado ambiente Casa Niwa, da CASACOR SP 2017, projetado pela Yamagata Arquitetura. FOTO: MCA Stúdio.

2017: A escolha foi o Greenery, ou verde-folhagem, numa mistura entre o verde musgo e o amarelo intenso. Na arquitetura, a cor remete à busca pelo natural e a retomada da ligação com a natureza. Já na decoração, pelo fato do verde simbolizar equilíbrio, ambientes que precisam de um toque de harmonia são os mais indicados para sua utilização, como os quartos.

pantone-color-of-the-year-2017-greeneryLembrando folhagens novas e a exuberância da vida ao ar livre, os atributos positivos de Greenery se refletem nos consumidores. Foto: divulgação Pantone.