Item indispensável em grande parte das casas brasileiras, a churrasqueira experimentou uma notável evolução ao longo dos anos. Antes, eram mais comuns em espaços alheios à casa – geralmente em edículas ou nos fundos da construção principal, sem grandes preocupações quanto à estética. Ao longo dos anos, aproximaram-se tanto das residências, que hoje ocupam lugar de destaque nos projetos – especialmente de apartamentos –, mesmo que as medidas não sejam tão generosas.

Por estarem integradas, constituem verdadeiros espaços gourmet e concorrem com outros ambientes pelo posto de queridinhas da casa. E o design de interiores comprou a ideia como ninguém: são inúmeras as soluções para transformá-las na peça central da decoração da casa, mas capaz de dialogar e conduzir o restante do lar.

Mais amplas e bem pensadas (durante sua utilização tudo deve fluir da melhor maneira), as churrasqueiras são comumente pedidas por quem não abre mão de receber e confraternizar de modo mais personalizado e na comodidade do lar – acolhimento é característica fundamental. A estrutura costuma dar a sensação de espaço externo mesmo em uma área interna e a variedade de churrasqueiras existentes no mercado (elétrica, a gás, de alvenaria e pré-moldadas, por exemplo), torna fácil sua instalação em qualquer espaço. E o melhor, às vezes com pouca ou nenhuma quebradeira.

Nos revestimentos, pedras naturais em bancadas e pias conferem muita sofisticação, enquanto a madeira, também requintada, é um clássico sem erro. O projeto luminotécnico tem especial atenção, assim como as infinitas alternativas de decoração (os próprios eletrodomésticos, com design cada vez mais arrojado, cumprem bem essa função). Chopeiras, cervejeiras e adegas residenciais, para os amantes das bebidas, também encontram seu espaço no décor, enquanto hortas verticais trazem um pouco de verde para dentro do espaço, tornando-o ainda mais aconchegantes.

Para motivar os amantes de um bom churrasco e da arte de receber em casa, fizemos uma seleção de projetos que celebram diferentes estilos, materiais e propostas. Inspire-se!

churrasqueira-guararapes-2 Mármore e madeira se combinam não apenas na churrasqueira, mas em outros elementos do projeto. Foto: Divulgação Construindo Minha Casa.

churrasqueira-guararapes-3De dimensões reduzidas, nesse espaço o tradicional balcão em formato de ilha dá espaço a uma mesa de jantar, evidenciando o potencial de integração das churrasqueiras ao restante da casa. Foto: Divulgação Pinterest.

churrasqueira-guararapes-4Exemplo de como o verde pode ser utilizado no espaço, que fica ainda mais valorizado com iluminação direcionada em spots de led. Foto: Divulgação Pinterest.