Verão e fim de ano representam o convite ideal para o descanso, reuniões em família e dias sem compromisso. Quem tem casa na praia, encontra no imóvel o refúgio perfeito para curtir muita sombra e água fresca. Mesmo longe das cidades, a sensação de “estar em casa” é desejo de todos, e um lar bem decorado e equipado é fundamental para garantir esse conforto. Confira nossa seleção de itens que são tendência no próximo verão, mas que se mantêm atemporais para muitas outras estações.

 Na cartela de cores, privilegie tons claros e alegres, que podem servir de base para outras cores mais vibrantes e reforçam o clima da estação. Se o estilo do projeto permitir, considere azul, verde e amarelo, que lembram mar, natureza e sol. Acredite, a referência para quem entra no ambiente é instantânea.

Cúpulas naturais: seda, linho e até mesmo algodão. Aposte em abajures com cúpulas neutras e tecidos frescos, que não esquentam com o calor.

O mesmo vale para as almofadas. Ao privilegiar materiais naturais e frios, a sensação de frescor dentro de casa é garantida.

No chão, opte sempre por tapetes confeccionados em materiais como o sisal. Ele também não esquenta no calor e é uma ótima alternativa para quem não dispensa esse item dentro de casa.

03Tapete em sisal não esquenta com o calor, mas permanece aconchegante. Foto: Pinterest.

Aproveite ao máximo a luz natural com cortinas em voal, que são leves, mas bloqueiam os raios ultravioletas ao mesmo tempo em que permitem a insolação, cujos benefícios profiláticos e bactericidas são indiscutíveis.

04Nas cortinas, somente um voal. Além de leve e fresco, não bloqueia a luz natural. Foto: Pinterest.

Aparadores que misturam materiais como madeira, aço e fibras estão super em alta. O mercado está repleto de opções com toda a diversidade dos materiais orgânicos manufaturados. Um móvel multifuncional, ele não pode ficar de fora da casa de praia.

Nas cabeceiras das camas, nada de tecidos grossos ou acabamentos robustos. Com marcenarias que personalizam as cabeceiras ao gosto do cliente, vale investir em tecidos como a seda, que é, ao mesmo tempo, leve, fresca e aconchegante. As de palha também são bem recomendadas.

05Cabeceira de palha pode ser impensável para a cidade, mas em imóveis de veraneio reforçam uma estética própria do estilo das casas de praia. Foto: Chiq Mademoiselle.

Chaise longues também são a cara dos imóveis litorâneos. Se não houver uma área externa, são móveis facilmente adaptáveis a ambientes internos. Nesse caso, não exagere no número de peças (apenas uma na sala está de bom tamanho). Materiais como alumínio e palha são uma aposta sem erro.

Vasos em cristal ou murano também são boas pedidas, especialmente por sua leveza e movimento. Também possibilitam um toque de cor sem carregar, que contrasta com a folhagem para a qual servirá de apoio.

Estampas: misturá-las tem tudo a ver com o verão. Seja floral ou listras, o que vale é inovar, sem medo de errar nas combinações.