A escolha por uma paleta de cores que inspire uma vida mais tranquila, faz com que a tonalidade rosa se destaque em projetos residenciais

Com um toque de delicadeza e ousadia, o rosa deixou as passarelas da moda para ganhar destaque nos projetos de decoração. Com personalidade, ganha papel de protagonismo em inúmeros projetos de mobiliário e interiores. Na verdade, diversos profissionais tiraram a tonalidade unicamente do universo feminino e infantil, incorporando uma proposta sem gênero a cor. Ou seja, tem tudo para ganhar cada vez mais ênfase nos projetos residenciais.

Dormitório em MDF Guararapes Rosa Milkshake. Foto: Guararapes.Arquitetos, designers e marceneiros podem combinar a delicadeza do Rosa Milkshake com inúmeros outros padrões e texturas. Na foto, o Rosa Milkshake faz uma combinação perfeita com o MDF Sibéria. Foto: Guararapes. 

O projeto da Casa Niwa, assinada pela Yamagata Arquitetura na CasaCor São Paulo 2017, é um bom exemplo. Além da arquitetura funcional, os profissionais criaram um banheiro minimalista e de muita personalidade com o painel Rosa Milkshake, da Guararapes. Combinado ao concreto, isso permitiu criar uma elegante paleta de cores. A marcenaria do ambiente, que trouxe uma estante delicada e funcional, também contou com painéis da Guararapes, no padrão Baviera.

rosa-milkshake-guararapes-casa-niwa-casa-cor-yamagata_-_credito_yamagata_arquiteturaA tonalidade rosa se prova extremamente versátil nos projetos de interiores, em pequenas ou grandes aplicações, e em qualquer ambiente. Foto: MCA Stúdio | CASACOR SP 2017. 

Para a arquiteta Francielle Iost, do escritório Iost Arquitetura, de Porto Belo (SC), o mais importante é identificar as necessidades e gostos de cada cliente. “Depois disso, escolhemos cores e materiais que sintetizem o projeto. Mas, buscamos com o auxílio da paleta de cores criar uma atmosfera específica para cada ambiente, pois as cores exercem grande influência sobre nosso espírito, humor e até bem-estar físico”, afirma.

No caso do rosa, a tonalidade pode trazer aos espaços sensações de suavidade, amplitude, relaxamento e romantismo. Dentro de casa, arquitetos, designers e marceneiros podem usá-la de diversas maneiras. Neste post, você pode conferir diferentes usos e projetos.

Não foi à toa que a Rose Quartz foi eleita a cor do ano pela Pantone em 2016, e se mantem atual. Nostálgica, a matiz evoca referências dos anos 80 e 90, e se adapta perfeitamente ao estilo escandinavo e à estética minimalista. Os efeitos positivos, de bem-estar e motivação, que estão relacionados ao rosa, mostra que ela veio para ficar.

ROSA MILKSHAKE EM EVIDÊNCIA
Para atender essa demanda de mercado relacionada à produção de móveis e interiores, a Guararapes conta com o padrão Rosa Milkshake. Disponível em MDF, ele integra a linha Colors e apresenta grande facilidade de composição com outros painéis, como Sibéria, Baviera e Savana. Ou ainda com materiais diversos, como concreto queimado e fibras naturais.

rosa-milkshake_guararapes_iost-arquitetura-3A incorporação da cor rosa ajuda a criar um ambiente calmo e tranquilo. Projeto: Iost Arquitetura.

De olho nesse lançamento, a Iost Arquitetura projetou dois dormitórios que tem o Rosa Milkshake como destaque. Com ares românticos, os espaços apresentam projetos de marcenaria com soluções funcionais e aconchegantes, além de detalhes que valorizam os ambientes.

No dormitório da Bailarina Gabi, além do uso em itens decorativos, como almofadas e adornos, o rosa destaca-se no mobiliário. Combinado com o padrão Maxi Branco, também da linha Colors, o Rosa Milkshake trouxe charme ao espaço. Os painéis de MDF estão nas estantes e nichos, e também no painel decorativo com estilo cobogó logo atrás da cama.

rosa-milkshake_guararapes_iost-arquitetura-2Os padrões Rosa Milkshake e Maxi Branco, da Guararapes, foram a escolha do escritório de arquitetura para o dormitório. Projeto: Iost Arquitetura.

Para o dormitório Romântico da Sophia, a arquiteta apostou na combinação com o padrão Areia, também da Guararapes. Tido como um padrão nude, o Areia é um painel neutro, que pode ser utilizado com as mais diversas cores. Neste projeto, a sensação de bem-estar proporcionado pelo Rosa Milkshake fica por conta das aplicações nos nichos laterais à cama e bancada.

rosa-milkshake_guararapes_iost-arquitetura-1A incorporação da cor rosa ajuda a criar um ambiente calmo e tranquilo, sendo ideal para dormitórios. Projeto: Iost Arquitetura. 

DESAFIOS NA HORA DE PROJETAR
 Segundo Francielle Iost, nem sempre o cliente sabe o que precisa ou deseja para sua casa, mas é função do profissional captar isso durante o processo de criação. “Acredito que o maior desafio esteja em inovar a cada projeto, trazendo soluções criativas e inovadoras para os espaços. Ao mesmo tempo é preciso aliar funcionalidade e beleza”.

Outro ponto destacado pela arquiteta é a constante busca por conhecimento. Ela afirma que para oferecer o que há de melhor para o cliente é preciso sempre estar atento às novas tendências em painéis e linhas de mobiliário. “Estamos sempre de olho. Nos mantemos atualizados através da internet, redes sociais, feiras, eventos e também através de nossos fornecedores”.

rosa-milkshake_guararapes_iost-arquitetura-4O painel de MDF Rosa Milkshake traz suavidade e amplitude aos espaços. Projeto: Iost Arquitetura.