Pedras, madeira, padrões híbridos, cores terrosas e unicores. Veja as novidades do Salão Internacional do Móvel de Milão.

isaloni-2018A Guararapes esteve presente na semana de Design em Milão para conferir as últimas tendências e os destaques no Salone del Mobile e EuroCucina. São muitos eventos inspiradores com foco no Design e Arquitetura. Foto: divulgação. 

A 57ª. edição do Salão Internacional do Móvel de Milão terminou com uma participação recorde de aproximadamente 430.000 visitantes. O número demonstra a importância da feira e da semana de design italiana para o mercado de móveis e design de interiores. A importância do evento é ainda maior nos anos pares, quando sedia paralelamente a Eurocucina – dedicada ao segmento de cozinhas.

A Guararapes marcou presença com sua equipe de Marketing e Desenvolvimento de Produtos em Milão e apresenta alguns dos conceitos que mais se destacaram por lá. Certamente, muitos deles estarão entre os mais aplicados nos projetos de interiores e móveis nos próximos meses. Em resumo, podemos antecipar que móveis, iluminação e acessórios não devem apenas apresentar argumentos racionais, como design e funcionalidade, mas estimular os sentidos.

“Móveis e revestimentos devem ser capazes de transmitir a sensação de aconchego e bem-estar. Mais do que nunca, o design precisa se aproximar das pessoas”, explica Jéssica Yumi Hori. Presente em Milão, ela atua como Analista de Marketing e Desenvolvimento de Produtos na Guararapes.

TENDÊNCIAS DO SALÃO DE MILÃO
Entre móveis, cadeiras, poltronas e cenografias surge predominante uma paleta de tons quentes e impactantes, com acabamento matt ou sem brilho. Madeiras nobres foram combinadas com mármore, pedra natural, bronze ou latão. Este último, muito presente em pernas de mesas e prateleiras, em especial, nas cozinhas.

isaloni-guararapes-03A feira mostrou uma forte tendência de incorporar a mistura de pedras, elementos metálicos, madeiras e vidro. 

Os principais pontos que pudemos observar foi o aumento da utilização de pedras, metais e materiais híbridos. A surpresa foi ver que eles apareceram combinados entre si, criando belas composições”, detalha Jéssica.

A conexão com elementos naturais, muito presente nos interiores, também exerce influência sobre as texturas. “Elas estavam bem diversificadas, porém todas com uma certa rusticidade. Isso deixou os padrões bem naturais, tanto para pedras, híbridos e metais.”

isaloni-guararapes-02O duo de mesas baixas, com superfícies combinando pedra e madeira, tiveram grande destaque em Milão. 

Nas cozinhas, as automações tecnológicas são cada vez mais presentes. Distante da realidade brasileira, mas já chega ao ponto de incluir comando de voz para abertura e fechamento dos armários. Os eletros também seguem “escondidos”, inclusive geladeiras e áreas molhadas. Ferragens especiais ou basculantes ajudam nessa tarefa. “A proposta, além de um visual clean, ajuda a deixar apartamentos compactos mais organizados”, cita a analista.

PEDRAS, PADRÕES HÍBRIDOS, MADEIRAS E CORES
Pedras: O mix de pedras aplicado nos móveis chamou atenção nessa edição da feira. Elas apareceram de diversas maneiras, sempre com grande destaque. “Havia pedras naturais com infinitos tipos de acabamento, desenhos de pedras estampados em vidros, cerâmicas e, claro, na melamina”. Elegantes e com forte conotação natural, as pedras dialogam muito bem com outros elementos e matérias-primas. “Uma mistura muito comum foi a utilização de estruturas madeiradas com as frentes em pedras ou padrões híbridos”.

isaloni-guararapes-04Alerta de tendência! Combinação de pedra, padrões híbridos e unicores, como o Grafite, da Linha Colors, da Guararapes. 

Madeiras: As madeiras estão com desenhos mais linheiros, ao gosto dos profissionais e com tonalidades escuras, a exemplo do padrão Baviera. Presente na linha Dual Syncro da Guararapes, esse padrão apresenta textura que reproduz o relevo original da madeira. Diversas empresas apostaram nessa proposta, tanto na área de cozinha quanto de dormitórios. “Numa linha mais natural, o padrão Bilbao também é uma excelente escolha”, aponta Jéssica Yumi. “Outras propostas de madeira, presentes em Milão, serão alvo de nossos lançamentos na ForMóbile”, acrescenta.

Híbridos: Os padrões híbridos vieram para ficar! “Esses padrões cabem em diversas interpretações e aplicações. Ora pode ser um metal, ora um concreto patinado. Ou até mesmo uma mistura de dois ou mais materiais, como cimento e tecido, por exemplo”, explica a analista da Guararapes. Na feira ou em exposições paralelas, os desenhos híbridos foram combinados aos vários tipos de pedras. A composição com madeiras e unicores, como o padrão Grafite (Linha Colors), também fez sucesso.

isaloni-guararapes-06O mix de pedras e padrões híbridos e unicores presentes nos ambientes foi uma das grandes tendências da edição 2018 do Salão de Milão.

Cores: A inserção de cores na decoração não chega a ser uma surpresa e cresce ano a ano. Contudo, as cores terrosas estavam muito presentes em Milão. “Os tons de terracota predominaram nas aplicações de portas e ‘envelopamento’ dos móveis”, destaca Jéssica. O Marsala e o grafite, presentes na Linha Colors da Guararapes, foram notados em muitos stands. “Outras cores que chamaram atenção foram o Fendi, levemente mais escuro do que estamos acostumados no Brasil, e um tom dourado envelhecido”.

LANÇAMENTOS NA FORMÓBILE
Aguardem pelos lançamentos da Guararapes na próxima edição da feira ForMóbile, em São Paulo (SP). “Seguindo o conceito de trazer inovações para o mercado, estamos confiantes com o novo portfólio que será lançado. As propostas e cores apresentadas em Milão comprovam o acerto no desenvolvimento da coleção e estão super alinhadas às tendências mundiais”, observa Anelise Kelly Stigar, que atua no Marketing da Guararapes.

Ao todo, serão cerca de dez lançamentos de desenhos e cores na linha de Painéis de MDF. Há unicores, pedras, madeiras, além de padrões híbridos. Para conhecer as novidades em primeira mão, visite a feira na capital paulista, de 10 a 13 de julho. O credenciamento antecipado pode ser feito por este link.

Fotos: Jéssica Hori durante iSaloni.