Uma CASACOR Rio que recupera o glamour do Rio antigo e privilegia a casa como o espaço para receber. A mostra deste ano, que acontece na Praça Mauá, entre os museus MAR e do Amanhã, de 20 de agosto a 29 de setembro, vai apresentar uma grande variedade de salas de estar, livings e varandas, com metragens e temáticas variadas, além de estúdios e lofts que traduzem a realidade do morar atual. Com o tema “Planeta Casa”, que trata do lar como um universo particular, aquele lugar onde podemos expressar nossa afetividade e conexão, com o outro e com o mundo.

Este ano, a CASACOR Rio se hospeda no edifício Touring, uma construção em estilo eclético, com elementos do art-déco, projetada pelo arquiteto francês Joseph Gire e construída em 1920, além de um galpão anexo, ocupando mais de 6 mil metros quadrados. O espaço, que em décadas passadas era a porta de entrada da cidade para quem chegava de navio, será transformado depois no Mercado do Porto, um mercado gastronômico inspirado em modelos internacionais.

Destacamos neste post os ambientes que utilizaram painéis de MDF Guararapes para compor seus projetos:


Paola Ribeiro – Salão do Cais 

O espaço que por anos recepcionou quem chegava ao Rio por via marítima se transforma, num ambiente múltiplo com um grande living. Ali, interferências contemporâneas em elementos como lustres de cristal e marcenaria com o MDF Antuérpia da Guararapes valorizam ainda mais a arquitetura original do belo prédio em art-déco. A simetria do amplo espaço de 250 m² inspirou a designer de interiores a criar uma decoração geométrica, que brinca com diferentes formas tanto nos tapetes sobrepostos como na disposição dos ambientes.
 
paola-ribeiro-salao-do-cais-001
paola-ribeiro-salao-do-cais-002
paola-ribeiro-salao-do-cais-007
paola-ribeiro-salao-do-cais-008
Fotos: André Nazareth/ CASACOR Rio
Links para saber mais:
 
Bianca da Hora – Sala Shanti
A Sala Shanti é o lugar da descompressão. Uma sala para relaxar e se desconectar do mundo real e corrido, nem que seja por alguns instantes. Com ambientação minimalista e contemporânea, o espaço traz o aconchego e acolhimento da madeira, MDF Cipres da Guararapes; a leveza e a sofisticação dos tecidos naturais; e a funcionalidade no mobiliário desenhado por jovens designers brasileiros. Um espelho d’água completa o ambiente trazendo uma proposta ao mesmo tempo lúdica, acolhedora e romântica.
bianca-da-hora-sala-shanti-003
bianca-da-hora-sala-shanti-005
Fotos: André Nazareth/ CASACOR Rio

Lívia Quintella e Ricardo Gutemberg – Casa Zoo
Uma selva interativa que desperta a reflexão e trabalha a criatividade. A brinquedoteca ganhou ambientação lúdica com decoração que traz um mix de estampas, texturas e pigmentos, móveis de madeira, muitos animais e galhos de árvores pelas paredes. As brincadeiras convidam o público a interagir: árvore de recados, piscina de bolinhas, parede escalável.
Estante e armário em MDF Bilbao Guararapes.

lc3advia-quintella-e-ricardo-gutemberg_casa-zoo_casacor-rio-2019-andre-nazareth
Foto: André Nazareth/CASACOR Rio

casa-zoo-casa-cor-16 casa-zoo-casa-cor-3 Fotos: Raiana Medina

Links para saber mais:

Site: Livia Quintella
Instagram: @quintellaarquitetura
Instagram: @ricardogutembergarquitetura

Adriana Esteves e Mariana Junqueira – Docas Lounge

Num edifício multifamiliar, num shopping, museu, cinema ou universidade. O Docas Lounge poderia estar em qualquer um desses lugares. Afinal, sua proposta é atrair as pessoas a saírem de seus próprios livings para conviver, interagir, dividir experiências e ações num grande espaço comum, que se apresenta em mini-ambientes. A decoração – contemporânea e acolhedora – conta com móveis assinados por grandes nomes do design nacional, além de peças criadas pelas próprias arquitetas. Destaque para as charmosas estantes em MDF Freijó da Guararapes.

adriana-esteves-e-mariana-junqueira-docas-lounge-001 adriana-esteves-e-mariana-junqueira-docas-lounge-005

Fotos: André Nazareth/ CASACOR Rio

 

Emerson Araújo, Lenora Lohrish e Ana Cano – Cine Lounge

O charme dos cinemas clássicos do Rio Antigo foi a grande inspiração do trio de arquitetos para este Cine Lounge. Estão lá o couro, a madeira, o carpete e até o capitonê que aparece no balcão do bar. O vermelho pontua alguns objetos e um néon logo na entrada. O estilo é bem contemporâneo, com madeiras claras e tons neutros, MDF Antuérpia da Guararapes por Romanzza Ambientes Planejados. O décor, aconchegante, poderia facilmente ser replicado na sala de uma casa. Mas aqui aparece em lounges separados por três níveis que também remetem às antigas salas de cinema cariocas.

emerson-araujo-lenora-lohrisch-e-ana-cano-cine-lounge-002 emerson-araujo-lenora-lohrisch-e-ana-cano-cine-lounge-001emerson-araujo-lenora-lohrisch-e-ana-cano-cine-lounge-003

Fotos: André Nazareth/ CASACOR Rio

Lia Lamego / Espaço de Fragrâncias

Uma sala de estar acolhedora que recebe quem chega com afeto e conforto. Poderia ser numa casa. Mas está numa loja! Com o estar no centro do ambiente, a circulação acontece em torno dos móveis. A decoração segue o estilo contemporâneo com peças de design assinado e móveis modulares Romanzza Planejados em MDF Areia da Guararapes, criados para a mostra que ocupam as paredes expondo os produtos à venda. O piso original de cimento queimado foi mantido uma vez que a arquiteta criou um grande tapete exclusivamente para o espaço.

lia-lamego-espaco-de-fragrancias-001

 

CASACOR Rio

Edifício Touring, Praça Mauá, Rio de Janeiro/RJ.

de 20 de agosto a 29 de setembro de 2019.

Site: CASACOR Rio

Facebook: CASACOR Rio

Instagram: @casacorrio_oficial

 

*Texto adaptado do release oficial da mostra.