A mostra de arquitetura e decoração está aberta ao público até o dia 30 de novembro. Painéis de MDF Guararapes estão presentes em sete ambientes da CASACOR

loftu_denilson-machado_guararapesO evento deste ano apresenta lofts e estúdios pequenos, salas de estar e espaços corporativos onde “habitar em um ambiente pequeno e somente com o essencial” podem ser sinônimos de harmonia. Foto: Denílson Machado | MCA Stúdio. 

A CASACOR Rio de Janeiro sempre surpreende seus visitantes com os locais escolhidos para abrigar os ambientes da mostra. Em sua 28ª edição não é diferente. O lugar escolhido para ser palco da mostra de arquitetura, design e paisagismo foi o AQWA Corporate. Ele foi projetado pela Fostner + Partners, escritório do premiado arquiteto Norman Foster, e executado pela Tishman Speyer. O empreendimento é único no Brasil assinado pelo escritório, está localizado no Porto e tem certificação Leed Gold em sustentabilidade.

O evento deste ano apresenta lofts e estúdios pequenos, salas de estar e espaços corporativos onde “habitar em um ambiente pequeno e somente com o essencial” podem ser sinônimos de harmonia. Diversos padrões e painéis de MDF da Guararapes foram utilizados por arquitetos e designers para projetar seus ambientes na CASACOR, com grande destaque na cena carioca.

A mostra ocupa cerca de 10 mil m² do prédio, com diversos ambientes apresentando as maneiras de viver e trabalhar nesta região, que aposta na tendência mundial de ocupação dos centros históricos. O evento está aberto ao público até o dia 30 de novembro. Visite!

DISCURSO ATUAL NO LOFT (U) DA CASACOR
O Studio ro+ca, sob o comando de Rodrigo Béze, Carlos Carvalho e Caio Carvalho concebeu o Loft (U) na Casa Cor RJ. O conceito Undefined, que traduz a proposta de um ambiente sem gênero, foi o ponto de partida do espaço, que oferece sala, cozinha, quarto e banheiros integrados. Sem divisões aparentes, o trio propõe uma atmosfera industrial e faz alusão a produtos masculinos e femininos usando diferentes elementos e cores.

No quarto e na sala o que chama a atenção é a ampla parede com painel de MDF no padrão Savana, da Guararapes. O desenho da madeira ganha destaque pela iluminação criada, e também pelo mix de revestimento no piso, ora cimentado, ora de madeira. A vista da Baía de Guanabara invade e complementa a decoração do ambiente.

loft-u-casa-cor-rio-2017-studio-roca-02-guararapesUm loft projetado para quebrar tabus define o espaço projetado para o casal U, de “Undefined”. Um espaço livre, sem rótulos. Foto: André Nazareth | Divulgação Assessoria CASACOR RJ.

PAUSA E REFLEXÃO NO ESPAÇO TEM.PO
Luiza Bottino e Valeska Ulm se inspiraram no presente e no passado da Zona Portuária para idealizar o Espaço Tem.po. Com 70 m², o ambiente traz inúmeros elementos naturais, como parede de tijolo envelhecido, piso e banco de cimento, além de três jabuticabeiras – trazendo o toque verde para o interior. Na decoração, peças garimpadas em antiquários e móveis assinados por Hugo França, José Zanine Caldas e Zanini de Zanine. A proposta é valorizar o design feito à mão.

Outro destaque fica pelo teto com placas de MDF Savana, na forma de losangos entrelaçados. A beleza do padrão Savana, da Guararapes, ganha ainda mais beleza pela iluminação natural e vista da Baia de Guanabara. Reproduzindo a beleza da nogueira italiana, o painel também foi aplicado em detalhes do banco em concreto que percorre toda a vista do ambiente.

espaco-tempo-casa-cor-rio-2017-luiza-botino-guararapesO imponente teto com painéis de MDF, em forma de trama, propõe um resgate das diversas histórias que por ali passaram. Foto: André Nazareth | Divulgação Assessoria CASACOR RJ.

AGRADÁVEL LOUNGE COLAB
Luiz Fernando Grabowsky e Paula Neder se uniram para criar o Lounge CoLab. Com 90 m², o espaço é propício ao relaxamento, reunir amigos e promover reuniões informais de trabalho. O ambiente na Casa Cor RJ destaca-se pela iluminação natural e agradável paleta de cores. A seleção do mobiliário, com um sofá de linhas curvas, um balanço suspenso e uma estante metálica, entre outras peças assinadas, também chamam atenção no ambiente, que ganhou ainda um teto pergolado.

Esse detalhe do ambiente e as demais divisórias foram projetadas com painéis de MDF, no padrão Alabama. Semelhante a lâmina natural de madeira em termos de cor e textura, esse padrão confere personalidade aos móveis e ambientes. Para separar o hall do estar, os profissionais também recorreram a um brise com painéis de MDF no mesmo padrão.

colab-casa-cor-rio-2017-paula-neder-guararapesO Espaço CoLab é um living acolhedor, com cara de festa e de quem curte a casa, a cidade e a paisagem. Foto: André Nazareth | Divulgação Assessoria CASACOR RJ.

ESTÚDIO DO ESCRITOR COM O PADRÃO NERO
Inspirado em um autor de literatura fantástica, o Estúdio do Escritor abriga quarto, living, cozinha e banheiro. O projeto, assinado por Caroline Taveira, Mariana Barbosa de Oliveira e Barbara Schwartz Noel, é completamente modificável. Isso inclui um sofá modular, que pode ser adaptado de acordo com a necessidade do morador. A decoração possui referências escandinavas e o contraste entre o branco e o preto, ressaltado na paginação de granito que se estende da cabeceira da cama ao banheiro.

Para aquecer o ambiente e compor a atmosfera sóbria e elegante, as profissionais fizeram uso do padrão Nero, da Guararapes. Trata-se de um unicolor de cor preta, que é realçado pela aplicação da textura Dual Syncro. O padrão Nero foi utilizado para compor o pórtico de entrada, prateleiras e closet, casando muito bem com a paleta de cores escolhida e os demais elementos decorativos.

estudio-escritor-casa-cor-rio-2017-mariana-caroline-e-barbara-guararapesCom quarto, living, cozinha e banheiro integrados, ambiente revela inspiração do estilo escandinavo. Foto: André Nazareth | Divulgação Assessoria CASACOR RJ.

CASA DE BRINCAR NA CASACOR RJ
A Casa de Brincar assinada por Leila Bittencourt e Cristina Spinola ganha destaque com o trabalho de marcenaria, capaz de entreter crianças e adultos. O espaço traz duas casas interativas como atração, explorando aspectos táteis e sensoriais.

Parte do mobiliário presente no espaço e as casinhas foram projetadas com painéis de MDF da Guararapes, em diversos padrões. Entre eles: Marsala, Azul Petróleo, Capuccino, Areia, Grafite, Rosa Milkshake e Maxi Branco. Tudo para criar um espaço lúdico e que incentiva todos a brincar. Um grande painel colorido, feito de pôsteres lambe-lambe, também conta um pouco da história do Porto do Rio de Janeiro.

casa-de-bricar-casa-cor-rio-2017-leila-bittencourt-guararapesÉ brincando que crianças exercitam a imaginação e fazem descobertas. Adultos deveriam fazer o mesmo! Esse é o mote da Casa de Brincar. Foto: André Nazareth | Divulgação Assessoria CASACOR RJ.

ESPAÇO TISHMAN SPEYER, BY RAF ARQUITETURA
Executado pela Tishman Speyer, o AQWA Corporate é o único prédio brasileiro projetado pela Foster+Partners no Brasil. Sede da CASA COR Rio de Janeiro 2017, o lounge receptivo de 115 m² foi idealizado pela RAF Arquitetura (que comandou a construção do prédio). O espaço que recebe e dá acesso ao público para outros ambientes, como área de estar e reunião, bar, sala multimídia e sala de projeção, conta a história da empresa e seus famosos prédios, como o Rockefeller Center e o Chrysler Center, nos EUA.

Todo o espaço foi revestido por planos e geometrias que levam o visitante a uma dimensão “fora da caixa”. O trabalho de marcenaria para representar esse aspecto no teto e paredes conta com painéis de MDF da Guararapes. Os padrões utilizados foram: Lisboa, Nogal Champagne, Pretória e Grafite. A proposta é demonstrar que um espaço comercial também pode ser interessante.

raf-arquitetura-tishman-speye-casa-cor-rio-guararapesReferência em construções, o espaço da marca americana é um misto de história e área de recepção dos visitantes da Casa Cor RJ. Foto: André Nazareth | Divulgação Assessoria CASACOR RJ.

ESCRITÓRIO MODELO NA CASACOR
Projetado pelo escritório RAF Arquitetura, o 9º andar do AQWA Corporate ocupa todo o piso, com espaços voltados para empresas. O escritório modelo da Casa Cor RJ une a mais alta tecnologia com design, apresentando três propostas de ambientes corporativos. Na foto, consta a apresentação de uma área de 400 m², pronta para ser ocupada.

Na extensão da sala, há uma série de bancos projetados com painéis de MDF, no padrão Cipres. O mesmo padrão foi utilizado no teto e paredes, visando a criação de caixas em madeira. O padrão Grafite, da linha Colors, também está presente nos balcões projetados. O local oferece ainda mobiliário da empresa suíça Vitra e conta com sala de reuniões e café.

9-andar-corporativo-casa-cor-rio-2017-guararapesO 9º andar do AQWA Corporate abriga três propostas de escritório modelos e espaços corporativos. Foto: André Nazareth | Divulgação Assessoria CASACOR RJ.