Assinado pelo escritório Yamagata Arquitetura, o projeto da Casa Niwa na CASACOR São Paulo é um dos mais elogiados. Ambientes trazem padrões da Guararapes

_ca_2372-1-baixaYamagata Arquitetura apresenta a Casa Niwa integrada a natureza e conectada aos novos jeitos de morar na mostra CASACOR São Paulo. Foto: MCA Estúdio.

A 31ª edição da CASACOR São Paulo está oficialmente aberta no Jockey Club. Com o tema “Foco no Essencial”, a mostra espera receber mais de 110 mil pessoas em seus dois meses de duração. O evento reúne 75 projetos de renomados profissionais, que têm como desafio mostrar aos visitantes o que realmente é essencial para viver bem. E entre os destaques deste ano está o ambiente “Casa Niwa” – assinado pelo escritório Yamagata Arquitetura.

baviera-yamagataarquitetura-guararapes-mdfCom arquitetura fluída e minimalista, a Casa Niwa revela traços orientais, recorrentes nos trabalhos do escritório Yamagata Arquitetura. Foto: MCA Estúdio. 

O espaço, um dos mais elogiados pela crítica especializada logo na sua abertura, busca transmitir personalidade, aconchego e dialoga com os novos jeitos de morar, híbrido e unificado. A Casa Niwa também está integrada a natureza e recebe elogios pelo projeto de marcenaria com os padrões Baviera e Rosa Milkshake da Guararapes.

yamagata-guararapes-baviera-casacor-4A Guararapes está presente no ambiente Casa Niwa com os painéis de MDF nos padrões Baviera e Rosa Milkshake. Foto: MCA Estúdio. 

Com 12 anos de operação, o escritório é comandado pela arquiteta Paloma Yamagata, o designer Bruno Rangel e o arquiteto e set designer Aldi Flosi. Já contamos um pouco da história deles neste post. O projeto na CASACOR São Paulo teve a parceria com o também renomado arquiteto e paisagista Alex Hanazaki. Vale ressaltar, esta é a maior e mais completa mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas.

CASA NIWA – MARCENARIA “ORIENTAL”
O ambiente projetado pelo escritório carioca com filial na capital paulista apresenta uma arquitetura funcional e elegante. Concreto, vidro, texturas naturais, minerais e a nobreza da madeira são elementos e características que se destacam no espaço de aproximadamente 185m².

_ca_2073-1-baixaArquitetura funcional e elegante com destaque para a nobreza da madeira são algumas das características do espaço. Foto: MCA Estúdio. 

A marcenaria, um dos pontos altos da Casa Niwa e desenhada pelo próprio escritório, contempla uma estante delicada e funcional. Ela percorre a parede principal do living trazendo sensação de movimento por meio de nichos com portas articuladas. A ideia remete ao conceito do Origami e reforça a proposta com toques orientais. O padrão Baviera da Guararapes foi a aposta do trio para este projeto exclusivo. Com acabamento na textura Dual Syncro nas duas faces, ele é elegante, versátil e possui tonalidades de café torrado.

yamagata-guararapes-baviera-casacor-5A marcenaria, um dos pontos altos do ambiente, explora o padrão Baviera da Guararapes, com o acabamento na textura Dual Syncro. Foto: MCA Estúdio. 

A ampla estante, na verdade, retrata um conceito muito particular do projeto. “Cada compartimento tem uma lembrança, que faz conotação com a passagem do tempo e do espaço afetivo”, explica Paloma. A proposta também faz link com a madeira carbonizada utilizada na área do jardim.

yamagata-guararapes-baviera-casacor-6O impecável trabalho de marcenaria propicia a sensação de movimento através de nichos com portas articuladas. Foto: MCA Estúdio. 

PERSONALIDADE E INTEGRAÇÃO
Do outro lado da sala, e com vista para a área externa, uma cozinha em ilha com acabamento minimalista. O painel ripado do jardim, feito com madeira carbonizada, técnica tradicional japonesa (Shou Sugi Ban) imprime personalidade ao espaço. Além disso, o minimalismo oriental está presente em todos os detalhes da Casa Niwa.

_ca_2025-1-baixaO painel ripado do jardim, feito com madeira carbonizada, imprime personalidade ao espaço e integra o living. O renomado paisagista Alex Hanazaki participou do projeto da área externa. Foto: MCA Estúdio.

A suíte segue a mesma linha de armários planejados e acabamentos impecáveis. Temos ainda o uso do padrão Rosa Milkshake, também da Guararapes, na bancada do banheiro. Isso permitiu criar uma elegante paleta de cores. O conceito de criar áreas de memória também está presente neste ambiente da casa, onde temos fotos de família coladas diretamente na parede.

yamagata-guararapes-baviera-casacor-3O padrão Rosa Milkshake da Guararapes ajuda a criar uma elegante paleta de cores no projeto do escritório Yamagata Arquitetura. Foto: MCA Estúdio. 

É preciso destacar ainda o grande vão que absorve o living, sala de jantar, cozinha e a suíte, promovendo a integração total dos ambientes. Voltada para o convívio com a natureza, sob a sombra de magnólias e bambus, a Casa Niwa é abundante em luz natural – elevando a sensação de conforto e bem-estar.

palomayamagata-guararapes-mdf-baviera-casacorUm grande vão absorve o living, sala de jantar, cozinha e a suíte, promovendo a integração total dos ambientes da Casa Niwa. Foto: MCA Estúdio.

Se você se interessou pelo projeto, pode acompanhar uma entrevista com os profissionais da Yamagata Arquitetura para a TV CASACOR. Os detalhes do projeto e da parceria com a Guararapes são citados, respectivamente, a partir dos minutos 18, 22 e 29 do vídeo.